Foto: Envato Elements
Por Joyce Canele
redacao@viva.com.brSão Paulo, 25/11/2025 -O Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado neste 25 de novembro, ocorre em um período estratégico, já que antecede férias, festas de fim de ano e feriados prolongados, datas que fazem os estoques de sangue diminuírem em todo o País.
Durante a semana da data comemorativa, hemocentros brasileiros reforçam campanhas para conscientizar novos doadores e agradecer aos que já participam regularmente.
Leia também: Tipo sanguíneo mais raro do mundo pode ser doado para qualquer pessoa
O objetivo é lembrar a população de que doar sangue é um ato solidário que precisa ser contínuo para garantir atendimento aos pacientes.
O sangue coletado ajuda pacientes com doenças hematológicas e câncer, quem precisa passar por cirurgias de grande porte e vítimas de emergências. Como não existe substituto para o sangue humano, a doação é fundamental para garantir tratamentos e salvar vidas.
A Fundação Pró-Sangue, por exemplo, que tem postos em São Paulo, Osasco e Barueri, envia todas as bolsas coletadas para a central instalada no Hospital das Clínicas. Lá, o sangue é fracionado em hemácias, plaquetas e plasma, possibilitando que cada doação beneficie mais de um paciente antes de ser distribuída à rede pública estadual.
Leia também: Dia Mundial do Doador de Sangue: veja como participar e salvar vidas
Um adulto possui cerca de 5 litros de sangue, e a doação coleta no máximo 450 mililitros. Esse volume é reposto pelo organismo rapidamente, sem prejuízos à saúde do doador.
Para doar, é necessário:
Os impedimentos temporários para doar sangue variam conforme a situação de saúde e os procedimentos realizados pelo candidato.
Quem teve um resfriado recente deve aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas, enquanto procedimentos odontológicos exigem um intervalo que pode variar de 7 dias a até 4 semanas, dependendo do tipo de tratamento.
Leia também: Doação de sangue entre cães: como funciona e quais cuidados são necessários
Exames como endoscopia pedem um período de 6 meses antes da doação. Tatuagens, piercings e micropigmentações também exigem cuidado, quando realizados em locais seguros e com material descartável, o intervalo é de 6 meses, mas se houver qualquer dúvida sobre as condições de segurança, a espera sobe para 12 meses.
Viagens para regiões onde há risco de malária ou febre amarela resultam em 30 dias de impedimento.
Além disso, o consumo de bebida alcoólica nas 12 horas anteriores, situações de gravidez, amamentação e pós-parto, bem como a aplicação de vacinas com prazos que variam de quarenta e 8 horas a 4 semanas, também podem impedir temporariamente a doação.
Leia também: 15 dúvidas comuns sobre a doação de sangue
Doenças como dengue e Covid-19 seguem critérios específicos, dependendo da forma clínica e do tempo de recuperação.
Há também impedimentos definitivos, que se aplicam quando determinadas condições de saúde apresentam risco permanente:
Leia também: 10 exames essenciais para quem tem mais de 50 anos
Hemocentros, hospitais públicos e privados e bancos de sangue realizam a coleta, basta verificar as regras do local. Muitos deles exisgem agendamento, a Fundação Pró Sangue exige um agendamento que é realizado online (agende aqui).
Os intervalos entre as doações também obedecem a regras específicas. Homens precisam aguardar 60 dias entre uma doação e outra e podem doar até 4 vezes ao ano.
Já as mulheres devem respeitar um intervalo mínimo de 90 dias, podendo realizar até 3 doações no período de 12 meses.
A triagem clínica segue normas rigorosas nacionais e internacionais. Ser honesto nas respostas evita riscos ao doador e ao paciente que receberá o sangue.
Leia também: Brasil desenvolve exame inovador para diagnóstico precoce do Alzheimer; veja
O Dia Nacional do Doador de Sangue é um agradecimento aos voluntários e um convite para que mais pessoas participem. Doar sangue é um gesto simples que pode transformar e salvar vidas.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
Gostou? Compartilhe
Planos de Saúde