Doação de sangue entre cães: como funciona e quais cuidados são necessários

Foto: Envato Elements

A doação também é mais comum entre cães - Foto: Envato Elements
A doação também é mais comum entre cães

Por Joyce Canele

redacao@viva.com.br
Publicado em 01/09/2025, às 08h54

São Paulo, 01/09/2025 - A doação de sangue em cães é um procedimento essencial que pode salvar vidas em situações de emergência, como traumas graves, cirurgias complexas ou doenças hemolíticas.

Segundo o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo, apesar de menos conhecida, essa prática tem ganhado atenção entre tutores e profissionais veterinários, que destacam sua importância para manter os bancos de sangue animal abastecidos.

Leia também: 7 aplicativos que todo pai de pet deve ter no celular

Critérios para doação

Para que um cão seja considerado apto a doar sangue, é necessário que ele pese no mínimo 25 quilos, esteja saudável, livre de doenças, e sem parasitas internos ou externos.

Além disso, a idade ideal varia entre 1 e 8 anos, e o animal deve ter vacinação em dia. Embora não seja obrigatório que machos ou fêmeas sejam castrados, essa recomendação é considerada positiva.

Os gatos também podem doar, desde que pesem mais de quatro quilos e tenham temperamento dócil, já que o acesso à veia jugular é necessário na maioria das coletas.

Leia também: Vai viajar e tem pet em casa? Veja como escolher onde deixar seu animal com segurança

Exames e segurança

Antes de realizar a doação, o receptor passa por um hemograma para avaliar a necessidade da transfusão, seguido da tipagem sanguínea para identificar o doador compatível.

Já o animal doador é submetido a exames rigorosos para detecção de doenças transmitidas pelo sangue, além de avaliação física completa.

Nos cães, os testes recomendados incluem:

  • Babesia SP, Erlichia Canis;
  • Erlichia Ewingil;
  • Brucella Canis;
  • Dirofilaria Imittis;
  • Anaplasma Phagocytophilum;
  • Anaplasma Platys;
  • Borrelia Burgdorferi;
  • Leishmania Dinovani; e
  • Leishmania Infantum.

Nos gatos, os exames incluem FIV, FeLV e PIF. Esse cuidado garante a saúde do doador e a segurança do animal que receberá o sangue.

Leia também: 8 razões para adotar um pet na aposentadoria

Procedimento e ambiente seguro

Para a doação de sangue, é recomendável procurar clínicas ou hospitais de confiança e especializados nesse tipo de serviço. Lembrando sempre que é necessário, ainda, que o estabelecimento esteja inscrito no CRMV de seu estado e tenha licença da Vigilância Sanitária.

Muitos veterinários realizam o procedimento sem sedação, exigindo que o animal tenha temperamento calmo, embora em alguns casos a sedação possa ser utilizada.

A doação geralmente dura cerca de uma hora, e o animal pode retornar às suas atividades normais logo após o procedimento.

Cãe veterinário
Doar sangue é um ato de cuidado e solidariedade que pode fazer a diferença, até mesmo entre os cães / Foto: Envato Elements

Importância da fidelização

Os bancos de sangue veterinários enfrentam dificuldades para atender a demanda devido à escassez de doadores. Por isso, a fidelização de cães e gatos doadores é essencial para manter os estoques.

A doação também é mais comum entre cães, enquanto gatos e outros animais participam em menor escala. Em cães, existem 11 tipos sanguíneos, o que aumenta o risco de reações alérgicas e exige monitoramento cuidadoso durante a transfusão.

Leia também: Vai viajar com seu bichinho? Confira os 9 itens para não esquecer

Nos gatos, há 3 tipos sanguíneos, tornando o processo menos suscetível a complicações, mas igualmente importante para salvar vidas.

Onde doar:

Quer transformar o seu pet em um herói? A primeira etapa é procurar um banco de sangue veterinário na sua cidade ou consultar uma clínica/hospital veterinário que realize esse tipo de serviço.

Assim, é possível cadastrar o animal como doador e garantir que, quando houver necessidade, ele possa ajudar a salvar outra vida.

Confira algumas unidades: 

- Hospital Veterinário Pet Care conta com 6 unidades 24 horas, sendo 4 delas na capital de SP, 1 no Rio de Janeiro e 1 em Balneário Camboriú/SC.

- Pets&Life, um dos principais hemocentros veterinários do país, localizada no Continental Shopping, no bairro Jaguaré/SP.

- Cães e Gatos, localizada em Osasco/SP e em suas filiais no Centro de São Paulo e em Campo Limpo.

Doar sangue é um ato de cuidado e solidariedade que pode fazer a diferença na vida de animais em situações críticas.

Leia também: Quer viver mais e melhor? Adote um pet, diz estudo

Com critérios claros, exames rigorosos e acompanhamento profissional, tutores podem contribuir com a doação de sangue de forma segura, ajudando a garantir que cães e gatos recebam transfusões quando necessário, aumentando as chances de sobrevivência e recuperação.

Palavras-chave cães doação de sangue gatos

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias