Onda de calor e festas: médicos alertam para riscos de desidratação
Adobe Stock
26/12/2025 | 10h23
São Paulo, 26/12/2025 – As celebrações de fim de ano e o início do verão chegaram acompanhados de temperaturas elevadas, exigindo atenção redobrada dos brasileiros. Diante das previsões de ondas de calor em Estados como Rio de Janeiro e São Paulo, médicos alertam para o risco de desidratação, que pode ser potencializado pelo consumo de álcool e pela exposição ao calor excessivo.
Leia também: Dicas para evitar má digestão e picos de glicemia nas ceias de fim de ano
Desidratação
Mesmo na ausência de ar seco extremo, o simples aumento da temperatura já impacta o organismo, favorecendo a perda de líquidos. Segundo a clínica geral Letícia Jácome, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, a hidratação deve ser a prioridade número um.
"A ingestão regular de água ao longo do dia é essencial, mesmo sem sentir sede. O calor aumenta a perda de líquidos e pode causar desidratação de forma silenciosa."
Durante as festas, o risco aumenta para grupos vulneráveis, como idosos e crianças, que geralmente não percebem a sede com facilidade, desidratam mais rapidamente e lidam pior com as variações térmicas. Para essas faixas etárias, a atenção à hidratação, ao vestuário e à exposição solar é ainda mais importante.
Riscos das bebidas alcoólicas
Um comportamento comum em festas e atividades de verão preocupa os cardiologistas: a mistura de álcool com bebidas energéticas. De acordo com o presidente da Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado de São Paulo (AHOSP), Anis Mitri, o álcool favorece a desidratação e prejudica a capacidade do corpo de regular a temperatura.
Leia também: Associações ensinam técnicas para identificar bebidas adulteradas
Ao adicionar energéticos à equação, o risco cardiovascular eleva-se. Essas bebidas possuem altas doses de cafeína e substâncias que aumentam a liberação de adrenalina, acelerando os batimentos e elevando a pressão arterial. "Essa união gera uma falsa sensação de energia, mascarando sinais de cansaço", alerta Mitri. Isso coloca o coração sob um estresse triplo: físico, químico e térmico.
Atenção durante exercício físico
O calor, por si só, já exige um esforço maior do sistema cardiovascular para manter a regulação da pressão arterial e da temperatura corporal. Para dar conta desse processo, o corpo aumenta a circulação sanguínea na pele para tentar se resfriar, o que eleva a frequência cardíaca mesmo em repouso.
Para quem aproveita as festas para realizar atividades físicas recreativas, como o futebol com amigos ou vôlei na praia, sem o devido preparo, o perigo é iminente. Indivíduos com condições cardíacas silenciosas podem sofrer tonturas, desmaios, palpitações e até paradas cardíacas ao submeterem o corpo a esse esforço em dias quentes.
Leia também: O que fazer para baixar a pressão alta? Veja recomendações
Muitas das condições cardíacas que desencadeiam o mal súbito são silenciosas. Pessoas jovens, ativas e que se consideram saudáveis podem carregar predisposições genéticas ou alterações estruturais imperceptíveis até que o esforço intenso, o calor e a ingestão de estimulantes desencadeiem os sintomas.
“É por isso que avaliamos como essencial a realização de check-ups e avaliações cardiológicas periódicas. Um exame simples é capaz de identificar riscos que o paciente sequer imaginava ter”, reforça Mitri.
Como aproveitar com segurança
Para garantir que as festas não terminem em uma emergência médica, os especialistas recomendam medidas preventivas rigorosas:
- Hidratação constante: beba água frequentemente; ela é indispensável para o bom funcionamento do organismo;
- Alimentação leve: prefira refeições de fácil digestão, com frutas, legumes e verduras, evitando o mal-estar comum em dias quentes;
- Vestuário adequado: use roupas leves e claras, que facilitem a transpiração e o controle térmico;
- Atenção aos sinais: sintomas como palpitação, tontura, falta de ar e dor no peito nunca devem ser ignorados. Pare imediatamente, descanse e busque ajuda médica;
- Evite misturas: médicos recomendam evitar completamente a combinação de álcool e energéticos, especialmente antes de atividades físicas.
Leia também: 5 estratégias para aumentar sua disposição no dia a dia
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
