UBSs de SP abrem neste sábado para vacinação contra sarampo e febre amarela
Tomaz Silva / Agência Brasil
24/01/2026 | 09h15
São Paulo, 23/01/2026 - A prefeitura da cidade de São Paulo realiza o Dia D de vacinação contra o sarampo e febre amarela neste sábado, 24. A mobilização especial tem o objetivo de intensificar a imunização contra as duas doenças. A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) manterá todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital abertas das 8h às 17h.
Leia também: Segundo caso de sarampo em SP acende alerta sobre vacinação
O objetivo principal da ação é verificar a situação vacinal dos moradores e atualizar as carteirinhas, garantindo a proteção daqueles que ainda não tomaram as doses necessárias. Além dos imunizantes contra sarampo e febre amarela, as unidades também disponibilizarão as demais vacinas do calendário oficial.
A coordenadora da Vigilância em Saúde, Mariana Araújo, reforçou em comunicado a importância da adesão popular: "Manter a caderneta atualizada é essencial para a saúde de toda a população, pois evita a reintrodução e a circulação de doenças imunopreveníveis".
Onde se vacinar e horários de funcionamento
Para facilitar o acesso, a Prefeitura ampliou os locais de atendimento para além das UBSs tradicionais. Confira as opções disponíveis neste sábado:
- Unidades Básicas de Saúde (UBSs): abertas das 8h às 17h;
- AMAs/UBSs Integradas: estas unidades, que já funcionam regularmente aos sábados, estarão abertas das 7h às 19h;
- Centros Educacionais Unificados (CEUs): em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, haverá postos volantes de multivacinação nos CEUs das 9h às 16h.
A população pode consultar o endereço da unidade de saúde mais próxima através da plataforma Busca Saúde (clique aqui para acessar).
Quem deve se vacinar?
Confira as recomendações do Ministério da Saúde para garantir a proteção contra o sarampo e a febre amarela:
Vacinação contra o sarampo
A imunização é indicada para pessoas entre 12 meses e 59 anos, além de profissionais da saúde.
- Crianças: devem receber a primeira dose (tríplice viral) aos 12 meses e a segunda dose (tetra viral) aos 15 meses;
- Pessoas de 5 a 29 anos: é necessário ter o registro de duas doses na carteirinha, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas;
- Pessoas de 30 a 59 anos: devem comprovar pelo menos uma dose da vacina tríplice viral para serem consideradas protegidas;
- Trabalhadores da saúde: independentemente da idade, devem comprovar duas doses da vacina tríplice viral.
Pessoas acima de 60 anos precisam de prescrição médica para aplicar a vacina.
Vacinação contra a febre amarela
Recomendada para pessoas de 9 meses a 59 anos que vivem ou viajam para áreas com recomendação de vacina.
- Crianças: a recomendação é de uma dose aos 9 meses e um reforço aos 4 anos de idade;
- Crianças que tomaram a dose antes dos 5 anos: devem obrigatoriamente tomar uma dose de reforço;
- Pessoas de 5 a 59 anos: quem nunca foi vacinado deve receber uma dose única.
Balanço da campanha
A mobilização deste sábado faz parte de uma intensificação iniciada em 12 de janeiro. Desde o começo da campanha, já foram aplicadas mais de 30 mil doses de imunizantes na capital, sendo 16.024 doses contra o sarampo e 14.748 contra a febre amarela.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
