São Paulo, 04/11/2025 - O tema da pressão alta vem ganhando cada vez mais destaque a internet, com mais de 300 mil buscas no Google só no último mês, por exemplo.
Para responder às dúvidas mais pesquisadas, nós entrevistamos no Viva Responde desta semana a médica Fernanda Weiler, cardiologista do Hospital Sírio Libanês de Brasília.
Leia também: Hipertensão acomete 1,4 bilhão de pessoas, mas apenas 23% conseguem controlar a doença
No vídeo, ela esclarece aspectos que vão dos sintomas aos cuidados, considerando perguntas como: "o que uma pessoa sente quando a pressão está muito alta?", "quanto é considerado pressão alta?" e "o que fazer quando a pressão estiver alta?".
Assista ao vídeo completo a seguir e confira as principais recomendações:
A hipertensão é uma doença cardiovascular crônica, que está entre as principais causas de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral (AVC), doença renal crônica e demência no Brasil e no mundo.
Segundo a diretriz atual da Sociedade Brasileira de Cardiologia, uma pressão arterial que fica entre 120 a 139 mmHg de sistólica e 80 a 89 mmHg de diastólica (o famoso "12 por 8" a "13 por 8") é considerada indício de atenção e deve ser tratada como pré-hipertensão. Já o diagnóstico de hipertensão permanece o mesmo de sempre: acima de 14 por 8.
Leia também: Hipertensão arterial em pessoas idosas: o que mudou e como tratar
Segundo a especialista entrevistada no Viva Responde, os cuidados para evitar a elevação da pressão arterial vão desde hábitos saudáveis até controle com medicamentos, a depender da situação e histórico de cada pessoa.
Em pessoas idosas, especificamente, a sociedade médica orienta uma abordagem individualizada e ampla, com consultas mais longas que permitam considerar a complexidade das múltiplas condições associadas, a lentidão física e cognitiva do paciente, além da presença de familiares e cuidadores, com os quais deverá discutir as terapêuticas propostas.
Controlar o consumo de sal, praticar atividades física, evitar álcool e não fumar também estão entre as recomendações para evitar ou controlar a pressão alta.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
Gostou? Compartilhe
 Crédito