62% dos brasileiros usam IA com diferentes frequências entre as gerações

Envato

A geração entre 29 e 44 anos anos é a que mais adota esse instrumento tecnológico - Envato
A geração entre 29 e 44 anos anos é a que mais adota esse instrumento tecnológico

Por Felipe Cavalheiro

[email protected]
Publicado em 15/05/2025, às 15h38

A pesquisa Bain IA Brasil 4ª edição, realizada pela empresa Bain & Company, no primeiro trimestre de 2025, relevou que 62% dos brasileiros já usaram ou usam Inteligência Artificial, e 17% utilizam com frequência. O levantamento também revelou um recorte etário: A geração que menos adota a IA é a BabyBoomer (entre 61 e 79 anos), com 50% dos respondentes, e a maior usuária é a dos Millennials (entre 29 e 44 anos), com 66%. O estudo contou com respostas de VPs e C-level de aproximadamente 100 companhias de 13 setores. 

I2

O termômetro da IA no mundo

Outra pesquisa da empresa, a Bain IA US 6ª edição, mapeou as impressões positivas e negativas sobre a Inteligência Artificial. Também realizada no primeiro trimestre deste ano, mas com abrangência internacional, a Bain questionou 200 companhias, de 14 setores, apresentando algumas afirmações acerca dessa tecnologia. O maior ponto positivo é o auxílio nas tarefas diárias, com 64% dos entrevistados concordando. Já a maior preocupação é quanto ao uso de dados pessoais, que preocupa 47% deles. 

Lucas Brossi, sócio da Bain, explica as etapas que a Inteligência Artificial passou para chegar no estado atual “Primeiro, vimos uma onda de implementação com chatbots de IA generativa. Em seguida, surgiu uma nova fase com os co-pilotos, que trouxeram mais agilidade para tarefas complexas. Agora, estamos entrando em uma terceira fase, com agentes inteligentes proativos, capazes de executar múltiplas etapas para atingir um objetivo – a chamada Agentic AI”

I2

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias