Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Consumidores 50+ são mais ativos na Black Friday, diz líder do Google

Foto: Freepik

Diferença entre as gerações se encontra principalmente no poder aquisitivo para a pesquisa e compra de produtos - Foto: Freepik
Diferença entre as gerações se encontra principalmente no poder aquisitivo para a pesquisa e compra de produtos
Emanuele Almeida
Por Emanuele Almeida

Publicado em 27/11/2025, às 17h21

São Paulo, 27/11/2025 - Dentre todo o público da Black Friday, as pessoas com mais de 50 anos são as mais engajadas em realizar pesquisas e compras neste período. É o que avalia Natália Gruber, líder de insights estratégicos para o varejo do Google em entrevista exclusiva ao VIVA.

A diferença entre as gerações se encontra principalmente no poder aquisitivo. Natália aponta que, entre os consumidores mais velhos, o engajamento é maior devido ao foco nas promoções específicas da Black Friday em si e a um faturamento maior e mais estável neste grupo.

Leia também: Quase metade dos brasileiros segue indecisa sobre gastos na Black Friday

Ela explica que, em análises de dados internos do Google, o público mais jovem é mais atraído pelas “datas duplas” — como as promoções do dia 11/11 — por serem focadas em um tíquete menor.

“A Black Friday completa 15 anos de história no Brasil, então ela já tem uma credibilidade maior, principalmente entre pessoas com mais de 50 anos, que já estão acostumadas com a data e se preparam mais para ela do que para outros momentos comerciais”, observa.

Mudanças de Comportamento

A líder do Google acrescenta que, no geral, o método de pesquisa se transformou nos últimos anos, principalmente devido à inserção da Black Friday no planejamento das pessoas, assim como pela personalização que a inteligência artificial (IA) oferece.

Em vez de procurar 'colchão', a pessoa procura ‘colchão para quem tem problema nas costas’, ou 'para quem é casada’, ou ‘tem pet que dorme junto”, explica.

Natália aponta que, em outubro, 10% do total dos consumidores já estavam procurando em plataformas de IA generativa as melhores ofertas, sugestões de compra e de preparação financeira para a data de uma maneira muito mais personalizada para cada situação. 

Quais produtos são mais procurados?

Segundo o Google, o celular é o produto mais desejado entre os consumidores, seguido por perfumes, roupas e acessórios. Os dados foram coletados em outubro, com 2 mil respondentes.

A lista de interesse é a seguinte:

  1. Celulares

  2. Perfumes

  3. Roupas e acessórios

  4. Cursos preparatórios/curtos

  5. Calçados

  6. Informática

  7. Beleza e cuidados pessoais

  8. Roupas e calçados esportivos

  9. Livros e papelaria

  10. Serviços financeiros

Entre os principais fatores que motivam a compra, segundo a líder do Google, um deles é a relevância do físico, relacionada à possibilidade de verificar o produto pessoalmente ou a loja oferecer uma experiência "em 3D" do objeto desejado. 

Leia também: Black Friday e Cyber Monday: qual é o melhor para aproveitar promoções?

Outro fator é a confiança no produto e nos fornecedores, que altera a procura e o desejo. Um exemplo citado foram as bebidas, que tiveram uma queda brusca de interesse logo quando os casos de intoxicação por metanol surgiram no estado de São Paulo. Logo após as investigações fornecerem mais informações sobre a situação, a busca do produto começou a aumentar novamente. 

Pagamentos

O levantamento do Google também revelou os métodos de pagamentos preferidos dos consumidores: o Pix, disparadamente, supera os outros meios. Saiba os dez principais:

Método de Pagamento Percentual de Preferência
Pix 67%
Cartão de crédito parcelado 60%
Cartão de crédito à vista 41%
Cartão de débito 36%
Dinheiro em espécie 22%
Carteiras digitais 12%
Boleto 10%
Pix parcelado 7%
Cartão próprio de lojas 7%
Crediário 6%

Leia também: Procon-SP intensifica ações para proteger consumidores na Black Friday

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias