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9 a cada 10 empresas brasileiras planejam implementar agentes de IA

Foto: Envato Elements

Agentes de IA são sistemas autônomos que executam tarefas e atingem metas sem a necessidade de ação humana simultânea - Foto: Envato Elements
Agentes de IA são sistemas autônomos que executam tarefas e atingem metas sem a necessidade de ação humana simultânea
Emanuele Almeida
Por Emanuele Almeida

Publicado em 31/10/2025, às 11h44 - Atualizado às 11h45

São Paulo, 31/10/2025 — Um estudo da empresa de tecnologia Cisco aponta que nove a cada dez empresas brasileiras planejam implementar agentes de inteligência artificial da companhia. Com isso, esse tipo de tecnologia tem um potencial ainda maior de impactar a relação entre serviço e consumidor no país. 

Na prática, agentes de IA são sistemas autônomos que utilizam tecnologia para executar tarefas e atingir metas sem a necessidade de ação humana simultânea — como um assistente de loja virtual que, além de recomendar um produto, consegue adicioná-lo ao carrinho e encaminhar o usuário para o pagamento.

Leia também: Personalidade em modelos de IA é importante? Pesquisa diz que sim

Em nível global, o Brasil se destaca em relação a outros países na intenção de adotar agentes de IA. A pesquisa foi realizada com 8 mil líderes seniores de tecnologia da informação e negócios de 26 setores diferentes, dos quais 83% afirmaram planejar a implementação da tecnologia em suas empresas.

Além disso, mais da metade (52%) das empresas brasileiras esperam que os agentes de IA trabalhem ao lado dos colaboradores, oferecendo suporte, dentro de um ano.

O planejamento das companhias nacionais é impulsionado pela confiança na monetização e no aumento de receita proporcionados pela IA: 44% das empresas citam esse fator, enquanto 48% acreditam ser capazes de adaptar o uso da tecnologia às necessidades do mercado.

Dados de setembro, divulgados pelo Google, indicam que 62% das empresas no Brasil já utilizam agentes de IA. O levantamento da big tech aponta ainda que as companhias que adotam a ferramenta de forma antecipada têm mais chances de garantir retorno sobre o investimento.

Como isso afeta o consumidor

O presidente e diretor de produtos da Cisco, Jeetu Patel afirma que o mercado está “superando a era dos chatbots que apenas respondem a perguntas e entrando na próxima fase importante da IA: agentes que executam tarefas de forma independente”.

Leia também: Consumidor brasileiro está entre os que mais confiam em inteligência artificial

Por esse motivo, a adoção de agentes de inteligência artificial toca em um ponto essencial tanto para consumidores quanto para empresas: o uso de dados, relacionado à governança, segurança e agilidade na prestação de serviços.

A pesquisa mostra que, globalmente, 29% das empresas ainda não integram a IA aos seus sistemas de segurança e identidade.

Dessa forma, ao adotar a tecnologia, as empresas precisam estar atentas à legislação, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), para realizar corretamente a coleta e o uso de informações no treinamento dos agentes, além de conectá-los a uma rede segura. Também o consumidor deve estar atento às informações que fornece ao utilizar essas tecnologias, seja pelo celular ou pelo computador, frisa o documento.

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