Entenda o que são agentes de IA, como funcionam e onde já estão sendo usados

Foto: Envato Elements

Em muitos casos, são capazes de processar informações multimodais; podem se tornar peças-chave na otimização de processos - Foto: Envato Elements
Em muitos casos, são capazes de processar informações multimodais; podem se tornar peças-chave na otimização de processos

Por Joyce Canele

redacao@viva.com.br
Publicado em 22/09/2025, às 15h51

São Paulo, 22/09/2025 -- A promessa dos agentes de inteligência artificial (IA) vai além do que já conhecemos em assistentes virtuais. Esses sistemas inteligentes não se limitam a responder comandos: eles raciocinam, planejam, aprendem e podem agir de forma autônoma para atingir objetivos em nome dos usuários.

Em muitos casos, são capazes de processar informações multimodais como texto, vídeo, imagens, áudio e código. Podem até colaborar com outros agentes para coordenar tarefas complexas.

Leia também: Estudo indica que 7 em 10 no ensino médio usam IA, mas só 1/3 foi orientado

Segundo o Google Cloud, a tecnologia já aparece como aposta estratégica, com soluções que permitem criar agentes personalizados, como o chamado Vertex AI Agent Builder, que é um conjunto de recursos e ferramentas para criar, implantar e gerenciar agentes de IA em escala empresarial.

Leia também: Mais de 9 horas por dia no celular? Brasileiros tentam cortar o tempo de uso

Apesar de todos estarem no universo da inteligência artificial, há diferenças importantes. Confira a seguir as diferenças entre agentes, assistentes e bots (bot é aabreviação de 'robot'; trata-se de um programa de software automatizado projetado para  realizar tarefas repetitivas) de IA:

1. Agentes de IA

Atuam de maneira proativa, tomam decisões e podem executar fluxos de trabalho complexos.

2. Assistentes de IA

Colaboram com o usuário, mas sempre sob supervisão humana.

3. Bots

São os mais simples, seguem regras pré-programadas e têm pouca ou nenhuma capacidade de aprendizado.

Leia também: Pesquisa mostra que 46% das empresas não têm regras éticas para uso de IA Generativa

Enquanto bots e assistentes reagem a solicitações, agentes podem antecipar necessidades e agir sem esperar ordens diretas.

IA
Foto: Envato Elements

Como funcionam os agentes de IA?

Ainda segundo o Google, a estrutura de um agente combina quatro pilares como a persona, memória, ferramentas e modelo.

  • Persona, define o papel e a forma de comunicação;
  • Memória, que pode ser de curto, longo prazo, episódica ou de consenso, garante aprendizado e contexto;
  • Ferramentas, conectam o agente a sistemas externos; 
  • Modelo, geralmente um LLM, fornece raciocínio e entendimento da linguagem. LLM é um tipo de inteligência artificial treinado em vastos volumes de texto para compreender, gerar e manipular a linguagem humana.

Leia também: EUA investigam riscos do uso de chatbots por crianças e adolescentes

Entre os ganhos mais citados estão o aumento da eficiência, a produtividade e a capacidade de tomar decisões de forma rápida e contextualizada.

No entanto, ainda existem limitações, a falta de empatia em situações delicadas, dilemas éticos em decisões sensíveis e o alto custo de infraestrutura são alguns dos principais obstáculos.

Organizações já utilizam agentes de IA em várias frentes:

  • Atendimento ao cliente;
  • Atendimento a funcionários;
  • Criação de conteúdo;
  • Análise de dados;
  • Programação; e
  • Segurança.

A expectativa é que deixem de ser apenas ferramentas de resposta e tornem-se peças-chave para otimização de processos, tomada de decisão e até negociação entre si em ambientes complexos.

Leia também: Profissionais de TI no Brasil sairiam do emprego se obrigados a presencial

Combinando autonomia, aprendizado contínuo e integração a diferentes sistemas, os agentes de IA tendem a se consolidar como parceiros digitais estratégicos.

Palavras-chave Agentes Assistentes Bots IA

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias