Divulgação/Anatel
Publicado em 02/09/2025, às 15h25 - Atualizado às 17h27
São Paulo, 02/09/2025 - Entrou em vigor, dia 1º, o novo Regulamento Geral de Direitos do Consumidor (RGC). Criado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o RGC rege os contratos entre operadoras de telecomunicação e clientes.
Leia também: Conheça o vírus que transforma sua TV pirata em um fantoche do crime digital
As novas regras foram aprovadas em novembro de 2023, e seriam aplicadas em setembro de 2024. No entanto, grandes operadoras como Tim, Claro e Vivo pediram mais tempo para se adaptarem as mudanças, prorrogando o prazo em um ano. Juntamente com o RGC, a Anatel disponibilizou um novo Portal do Consumidor.
Com o novo RGC, os consumidores passam a ter regras mais claras e serviços mais acessíveis. Entre os avanços estão o foco na transparência e simplificação das ofertas, maior rapidez no atendimento e solução de demandas e garantias relacionadas ao uso de serviços digitais. Um exemplo de nova obrigação é a Etiqueta Padrão, que deve ser disponibilizada para que o consumidor entenda de forma simplificada as principais características de cada oferta.
Uma das novidades é a criação da Etiqueta Padrão, um documento que reúne de forma simples as informações de um plano. A ideia é criar um padrão com detalhes como preço, velocidade e franquias, garantindo que a compra seja feita com maior clareza. Veja aqui as novas regras.
Outro destaque é o limite para a reajustes nos valores. Agora, os contratos firmados não poderão aumentar o preço cobrado antes de 12 meses, e as mudanças precisaram ser aprovadas pela Anatel.
Ainda nas ofertas, caso um plano seja descontinuado, o cliente deverá ser avisado com 30 dias de antecedência sobre a futura migração e, mesmo que não se manifeste, deve ser alocado para um plano de valor semelhante, sem nenhum tipo de fidelização.
O regulamento também fortalece os mecanismos de fiscalização e amplia a proteção dos consumidores em situações de falhas ou interrupções de serviço, assegurando compensações mais ágeis.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.