Pagamentos e acessos usando a palma da mão têm novos testes no Brasil
Divulgação
04/02/2026 | 08h06
São Paulo, 04/02/2026 - A gigante chinesa de tecnologia Tencent se prepara para trazer ao Brasil a sua tecnologia de leitura de palma de mão para pagamentos e acessos.
Uma rede nacional de supermercados já tem contrato assinado para instalar os dispositivos. A previsão é que o serviço seja iniciado em março.
A companhia brasileira Treeal é a responsável pelo serviço, chamado de PalmAI, por aqui. Os leitores biométricos serão comercializados como UniPay, na versão para pagamentos, e UniPass, na versão acesso.
Leia também: Projeto com idosos no metrô do DF lê palma da mão com biometria na catraca
A Treeal espera que, passado um ano de operação no País, ocorram mais de um milhão de transações por dia com o sistema.
A ferramenta de leitura da Tencent operada pela Treeal já está em testes no metrô de Brasília desde setembro. Segundo João Santos, CEO da empresa brasileira, este tipo de biometria não serve apenas como medida de segurança, mas é também um recurso para melhorar a experiência do usuário, tornando-a mais simples. Ele projeta que a modalidade com a palma da mão deve se popularizar no Brasil nos próximos cinco anos.
Globalmente, o sistema atende mais de 50 milhões de usuários ativos, que realizam mais de dois bilhões de transações por ano. A Tencent informa que a identificação do usuário ocorre em menos de 300 milissegundos, com taxa de falsa aceitação inferior a 0,0000001% (uma em um bilhão de operações).
Leia também: Biometria no INSS já está valendo; confira o calendário
A Tencent já opera no Brasil com serviço de computação em nuvem desde 2021. No setor de games, a empresa é a maior do mundo em receita, e o mercado brasileiro é um dos principais no segmento. Também é a criadora do WeChat, serviço de conversas mais popular da China.
Já a Treeal é uma empresa de meios de pagamentos fundada em 2020. Sob o nome de Prototype, tem desde 2025 autorização do Banco Central para atuar como Instituição de Pagamento (IP) nas modalidades de emissora de moeda eletrônica e credenciadora. A empresa foi autorizada também a operar como Iniciador de Transação de Pagamento (ITP).
(Por Aramis Merki II)
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
