Saiba como funciona o programa Gás do Povo e como garantir o botijão gratuito
Divulgação/Governo Federal
04/02/2026 | 10h19
São Paulo, 04/02/2026 - O programa Gás do Povo, que garante botijões de gás gratuitamente ou com desconto para famílias de baixa renda, obteve a aprovação do Senado nesta terça-feira, 3.
A iniciativa, apresentada pelo governo federal, agora aguarda a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Embora a medida provisória já esteja em funcionamento, ela necessitava da validação do Congresso para se tornar lei.
Leia também: MP do programa Gás do Povo é aprovada no Senado; texto vai à sanção
Quem tem direito ao Gás do Povo
Podem participar famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). Têm prioridade:
- Beneficiários do Bolsa Família ou do BPC (Benefício de Prestação Continuada);
- Famílias em situação de risco social, como vítimas de desastres, mulheres em situação de violência doméstica, indígenas e quilombolas;
- É preciso estar com o CPF do Responsável Familiar regular.
Como funciona o benefício
O Gás do Povo tem duas modalidades:
- Gratuidade total: o botijão é retirado diretamente na revenda autorizada mediante um vale emitido pelo governo;
- Auxílio em dinheiro: pagamento de, no mínimo, metade do valor médio do botijão de 13 quilos.
O governo definirá mensalmente o número de famílias beneficiadas conforme o orçamento disponível e critérios de vulnerabilidade, como renda e número de integrantes menores de 16 anos.
Leia também: Segunda etapa do Gás do Povo começará dia 26 em mais 17 capitais
Como receber o botijão gratuito
- Com o cadastro automático não é necessário um novo cadastro, apenas manter o CadÚnico atualizado nos últimos dois anos;
- A consulta pode ser feita pelo aplicativo Caixa Tem, aplicativo Bolsa Família ou pelo site oficial do Gás do Povo para consultar o benefício;
- O beneficiário pode apresentar um QR Code através do aplicativo Meu Social Gás, cartão Bolsa Família, CPF ou vale impresso na revenda autorizada;
- As famílias de 2 a 3 pessoas poderão retirar até 4 botijões por ano, e as de 4 ou mais pessoas, até 6 botijões;
- Os beneficiários também podem verificar se têm direito ao vale recarga pelo Portal Cidadão Caixa ou no Atendimento Caixa Cidadão pelo telefone 0800 726 0207.
Para mais informações, o atendimento do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social está disponível pelo telefone 121.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
