Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Brasil terá 781 mil novos casos de câncer por ano entre 2026 e 2028, diz Inca

Foto: Freepik

O país deve registrar cerca de 781 mil novos casos de câncer por ano entre 2026 e 2027 - Foto: Freepik
O país deve registrar cerca de 781 mil novos casos de câncer por ano entre 2026 e 2027
Por Emanuele Almeida

04/02/2026 | 11h12 ● Atualizado | 11h13

São Paulo, 04/02/2026 — O cenário oncológico no Brasil para o próximo biênio é alarmante. O país deve registrar cerca de 781 mil novos casos de câncer por ano entre 2026 e 2028, segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Leia também: Câncer em pessoas idosas exige tratamento personalizado, alerta oncogeriatra

O aumento é impulsionado pelo envelhecimento populacional, exposição a ultraprocessados e o diagnóstico tardio. Com esse avanço, o câncer caminha para se tornar a principal causa de morte no Brasil, superando as doenças cardiovasculares.

Tipos de câncer por gênero

A segmentação por sexo indica 256 mil novos casos em homens e 262 mil em mulheres por ano. Desse total, um terço concentra-se nos tumores de mama e próstata. 

Entre as mulheres, os tipos mais frequentes são:

  • Mama (30%)
  • Cólon e reto (10,5%)
  • Colo do útero (7,4%)
  • Pulmão (6,4%)
  • Tireoide (5,1%)

Entre os homens, os cânceres com maior incidência estimada são:

  • Próstata (30,5%)
  • Cólon e reto (10,3%)
  • Pulmão (7,3%)
  • Estômago (5,4%)
  • Cavidade oral (4,8%)
Podemos expandir tratamentos e diagnósticos o quanto for, mas ou agimos na prevenção, o sistema será insustentável, alertou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante evento do Dia Mundial do Câncer.

O ministro destacou que o governo planeja estabelecer, no mínimo, um centro de radioterapia em cada Estado para garantir a expansão do tratamento pelo País; assim como expandir as análises rápidas para os resultados de biópsia, um dos maiores problemas presentes para a identificação da doença. 

Novos casos por região

No Brasil, a maior incidência de câncer é  regiões de alto desenvolvimento socioeconômico, como Sul, Sudeste e Centro-Oeste, devido ao maior acesso ao diagnóstico. Contudo, outras regiões do Norte e Nordeste, apesar de apresentarem taxas menores, acumulam tipos importantes da doença, como os casos de câncer de colo do útero. 

Outros tipos de câncer destacados pela pesquisa que possuem maior incidência em homens na região Norte, Nordeste e Centro-Oeste é câncer de estômago; fatores como alto consumo de bebidas alcoólicas podem acarretar nos diagnósticos da localidade. Nas mulheres, um ponto de atenção são os casos de câncer de cólon e reto, principalmente nas regiões Centro Oeste, Sul e Sudeste. 

Desafio Global

A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê um salto de 77% na incidência mundial até 2050, chegando a 35,3 milhões de novos casos anuais. Países com menor acesso a políticas de saúde pública devem concentrar a maior parcela desse aumento. Segundo a agência, até 50% dos casos poderiam ser evitados com hábitos saudáveis, vacinação e redução de fatores de risco.

Leia também: Mais de 17 vezes em 10 anos: casos de câncer de pele aumentam no Brasil

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias