Foto: Envato Elements
Por Beatriz Duranzi
[email protected]No auge do MSN e do Orkut nos anos 2000, expressar risadas pela tela era um ritual quase artístico: “rsrsrs”, “hihihi” e até exageros como “HAUshaush” eram parte do vocabulário digital. Com o tempo, e o avanço de emojis e da cultura "kkkkkk", essas formas de rir foram cedendo lugar a expressões mais visuais e instantâneas. A seguir, relembre cinco estilos de risadas que dominavam nossos chats, mas hoje já parecem deslocados:
Originado da abreviação de “risos”, o “rs” era rápido e versátil, servindo para piadas leves ou conversas mais formais. Com o passar do tempo, principalmente a partir de 2010, foi considerado antiquado: enquanto “kkkkkk” e emojis como o chorando de rir tomaram seu lugar. Hoje, “rs” é muitas vezes carregado de ironia ou constrangimento, comumente associado a comentários passivo-agressivos.
Uma risada bagunçada e caótica, formada por repetições aleatórias de “H”, “A”, “U” e “S”. Expressava gargalhadas carregadas e escandalosas, quase uma versão digital de “hahahaa” exagerado. Aos poucos, foi ficando de lado em favor dos emojis ou do simples “kkkk”.
Popular sigla inglesa (laughing out loud), usada em letra maiúscula ou minúscula. Indicava riso alto, divertido ou até zombeteiro. Um estudo de 2015 do Facebook mostrou que representava cerca de 1,9% das risadas online, com maior uso entre mulheres acima dos 25 anos. Ainda é conhecido, mas perdeu espaço para o "haha" e os emojis.
Risada suave e tímida, associada a uma criança travessa ou situação discreta. Era o oposto de gargalhadas escandalosas. Hoje, emojis cumprem o mesmo papel de transmitir esse riso tímido, enquanto o “hihihi” foi ficando para trás.
Indicado para um riso leve, às vezes com uma pitada de malícia ou segundas intenções, “hehehe” era a escolha informal mais clássica. De acordo com a pesquisa de 2015, aparecia em 13,1% dos casos, atrás apenas de “haha” (51,4%) e emojis de riso (33,7%). Hoje, esse lugar informal pertence quase exclusivamente aos emojis.
Com a evolução da linguagem digital, os usuários passaram a preferir formatos mais visuais e instantâneos. Os emojis não só substituíram risadas escritas por transmitirem expressividade imediata, como também tornaram nosso chat mais universal. O “internetês” evoluiu para uma comunicação que foge das limitações textuais, priorizando clareza emocional e imediatismo.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.