Terra pode bater novo recorde de dia mais curto em breve; veja quando

Foto: Envato Elements

No entanto, ainda não há uma explicação definitiva para essas variações - Foto: Envato Elements
No entanto, ainda não há uma explicação definitiva para essas variações

Por Joyce Canele

[email protected]
Publicado em 24/07/2025, às 08h44

São Paulo, 24/07/2025 - O planeta Terra girou ligeiramente mais rápido do que o habitual e, registrou na última terça-feira de julho (22), um dos dias mais curtos da história recente. A diferença é mínima: o dia teve 1,38 milissegundo a menos do que as tradicionais 24 horas.

Especialistas apontam que o dia 5 de agosto pode ultrapassar essa marca, dependendo de como a rotação da Terra se comportar nas próximas semanas.

Isso acontece quando a rotação da Terra em torno de seu próprio eixo se acelera, encurtando o tempo total de um dia, mesmo que seja imperceptível para o nosso cotidiano. Segundo o Observatório Nacional do Governo Federal, fenômenos como grandes terremotos, alterações no núcleo da Terra e a distância da Lua podem influenciar esse comportamento.

Apesar dessas acelerações pontuais, os cientistas explicam que a tendência da Terra, ao longo de milhões de anos, é desacelerar, e não acelerar. Por isso, a ideia de um dia com 25 horas é mais um exercício de imaginação do que uma possibilidade real.

Cálculos apontam que esse cenário exigiria mais tempo do que o próprio Sol ainda tem de vida útil, o que significa que nunca veremos um dia com duração tão longa.

Leia também: Dia Internacional da Biodiversidade: entenda como o Brasil tem papel crucial na preservação do planeta

Qual explicação para essa aceleração? 

Ainda não há uma explicação definitiva para essas variações, já que o movimento da Terra é influenciado por uma complexa combinação de fatores naturais. O tema ganhou destaque porque, desde 2020, recordes de dias mais curtos vêm sendo superados com frequência, como o de 5 de julho de 2024, que teve menos 1,66 milissegundo.

Leia também: Nasa descobre motivo pelo qual Marte perdeu toda a sua água

Mesmo sendo variações minúsculas, menores que um piscar de olhos, esses dados mostram o quanto nosso planeta Terra ainda guarda mistérios sobre seu funcionamento interno.

Palavras-chave planeta tempo Terra milissegundo

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias