WhatsApp com anúncios? Entenda 5 mudanças que afetam você

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Mudança é recebida com opiniões dividas e algumas reações bem ruins - Foto: Envato Elements
Mudança é recebida com opiniões dividas e algumas reações bem ruins

Por Beatriz Duranzi

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Publicado em 18/06/2025, às 13h30

A Meta acaba de confirmar que o WhatsApp começará a exibir anúncios na aba “Atualizações” (Status e Canais), sem impactar mensagens privadas nem grupos. Uma mudança que marca o fim de sua promessa histórica de ser um serviço livre de publicidade.

Na última terça-feira (16), a Meta revelou oficialmente que adicionará três novidades à aba Atualizações do WhatsApp:

  • Publicidade nos Status: semelhante aos anúncios em Stories do Instagram/Facebook, com os usuários podendo iniciar conversas diretamente com empresas.
  • Canais patrocinados: empresas e criadores poderão promover seus canais, aumentando visibilidade.
  • Assinaturas de conteúdo: usuários poderão pagar mensalmente por acesso exclusivo no canal de seu interesse.

Privacidade mantida?

A Meta enfatiza que:

  • Messenger, chamadas e grupos continuam com criptografia de ponta a ponta.
  • Números de telefone não serão vendidos nem compartilhados com anunciantes.
  • Anúncios são direcionados com base em dados limitados: país/cidade, idioma, canais seguidos, interações e, caso vinculado ao Accounts Center da Meta, histórico de anúncios no Facebook/Instagram.

A aba Atualizações já é usada por 1,5 bilhão de pessoas por dia, tornando-se prioridade estratégica para monetização. Mas muitos usuários reagiram com desconfiança ou indignação, usando termos como “a ideia mais idiota de todas” e até cogitando migrar para aplicativos como Telegram ou Signal.

Contexto global da monetização

A Meta espera atrair investimentos por meio de publicidade no WhatsApp, modelo padrão em Facebook e Instagram (que juntos geraram US$160–164 bilhões em receita em 2024/25). Essa mudança também chega em meio à intensificação do debate regulatório sobre privacidade, e pouco tempo após um processo antitruste do FTC contra a Meta.

5 mudanças para o usuário

  1. Não haverá anúncios em chats privados ou grupos.
  2. A experiência das mensagens permanece intacta.
  3. Os anúncios vão aparecer enquanto você navega em Status ou explora Canais.
  4. Se desejar, pode optar por assinaturas exclusivas em canais de interesse.
  5. Ferramentas de privacidade ainda estão disponíveis, principalmente a criptografia e a não utilização de dados confidenciais.

Esse movimento representa um divisor de águas histórico para o WhatsApp, deixando para trás a era sem anúncios em ideias dos fundadores. Para a Meta, é a chance de transformar a base de bilhões de usuários em uma fonte robusta de receitas, enquanto busca equilibrar isso com segurança e privacidade. Já para quem valoriza a experiência livre de publicidade, a nova realidade pode ser um ponto de  inflexão na escolha por apps de mensageria.

Palavras-chave Meta whatsapp anúncios

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