Foto: Envato Elements
Por Beatriz Duranzi
[email protected]A Meta acaba de confirmar que o WhatsApp começará a exibir anúncios na aba “Atualizações” (Status e Canais), sem impactar mensagens privadas nem grupos. Uma mudança que marca o fim de sua promessa histórica de ser um serviço livre de publicidade.
Na última terça-feira (16), a Meta revelou oficialmente que adicionará três novidades à aba Atualizações do WhatsApp:
A Meta enfatiza que:
A aba Atualizações já é usada por 1,5 bilhão de pessoas por dia, tornando-se prioridade estratégica para monetização. Mas muitos usuários reagiram com desconfiança ou indignação, usando termos como “a ideia mais idiota de todas” e até cogitando migrar para aplicativos como Telegram ou Signal.
A Meta espera atrair investimentos por meio de publicidade no WhatsApp, modelo padrão em Facebook e Instagram (que juntos geraram US$160–164 bilhões em receita em 2024/25). Essa mudança também chega em meio à intensificação do debate regulatório sobre privacidade, e pouco tempo após um processo antitruste do FTC contra a Meta.
Esse movimento representa um divisor de águas histórico para o WhatsApp, deixando para trás a era sem anúncios em ideias dos fundadores. Para a Meta, é a chance de transformar a base de bilhões de usuários em uma fonte robusta de receitas, enquanto busca equilibrar isso com segurança e privacidade. Já para quem valoriza a experiência livre de publicidade, a nova realidade pode ser um ponto de inflexão na escolha por apps de mensageria.
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