Cai proporção de vagas e contratações remotas no primeiro trimestre

Envato

Trabalho remoto segue acima da média de 2019 no remoto - Envato
Trabalho remoto segue acima da média de 2019 no remoto

Por Gabriela Jucá, do Broadcast

[email protected]
Publicado em 14/04/2025, às 08h16

São Paulo, 14/04/2025 - A proporção de vagas e contratações 100% remotas disponíveis na plataforma Gupy aponta para uma desaceleração no primeiro trimestre de 2025 em relação a 2024, segundo estudo da LCA 4intelligence obtido com exclusividade pelo Broadcast. A Gupy é uma plataforma digital de recrutamento e seleção que conecta empresas e potenciais candidatos para vagas de trabalho.

Em relação ao mês de março, a proporção de vagas publicadas que indicavam trabalho integralmente remoto ante o total na plataforma Gupy ficou 1,03 ponto porcentual acima da média observada em 2019 (0%). Há um ano atrás, essa proporção de vagas publicadas se encontrava 1,55 ponto porcentual acima da média de 2019.

Já a proporção de contratações que apontavam para um trabalho integralmente remoto em relação ao total ficou 0,98 ponto porcentual acima da média de 2019, mas abaixo de fevereiro (1,42 p.p) e de março de 2024 (1,78 p.p).

“O resultado mostra quanto, em pontos porcentuais, estava a diferença em relação à média de 2019. Sendo positivo, isso significa que o número de vagas 100% remotas ofertadas na Gupy ainda estão acima da média de 2019, período pré-pandemia”, afirma o economista da LCA 4intelligence Bruno Imaizumi.

Imaizumi pondera que, apesar de estarem acima da média pré-pandemia, os resultados apontam para uma desaceleração, sobretudo em relação a 2024. “Dados do primeiro trimestre de 2025 confirmam essa tendência”, salienta.

O estudo da LCA com dados da plataforma Gupy vai em linha com as tendências apontadas na criação de vagas formais do Novo Caged, que mostra um retorno de empresas a esquemas híbridos e presenciais de trabalho, sobretudo relacionados a edifícios comerciais (portaria, limpeza, apoio administrativo, manutenção e segurança).

Salários de contratação


O salário real mediano de contratações realizadas, com base nas empresas que utilizam a plataforma Gupy, ficou em R$ 1.943 reais em março de 2025, uma queda de 0,5% ante fevereiro e de 3,3% ante março de 2024.

Por tipo de cargo, os salários medianos de contratação que registraram crescimento nas variações mensal e interanual foram os de operadores, consultores, técnicos, supervisores e especialistas. No entanto, cargos superiores, por terem uma amostra menor de contratações, tendem a apresentar uma maior volatilidade nos dados de salário mediano. Essa menor representatividade pode aumentar as variações temporárias e sazonais nestes indicadores, como no caso da posição de Diretor, diz o estudo.

Recuperação no Rio Grande do Sul


As contratações no Rio Grande do Sul na plataforma Gupy apresentaram tendência de alta em março, na contramão dos outros dois estados da região Sul, com estabilidade no Paraná e queda em Santa Catarina. No entanto, o nível de contratações de empresas gaúchas permanece inferior há pelo menos dois anos, período que coincide com o início das enchentes que ocorrem no estado desde 2023 - com maiores impactos no mercado de trabalho durante a tragédia de maio de 2024.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias