Mais de 90% acreditam que certificações de idiomas impulsionam carreira

Adobe Stock

Pesquisa mostra que Brasil se destaca em cenário global marcado pela valorização de competências práticas, orientação com IA e microcredenciais - Adobe Stock
Pesquisa mostra que Brasil se destaca em cenário global marcado pela valorização de competências práticas, orientação com IA e microcredenciais
Por Bianca Bibiano [email protected]

Publicado em 24/07/2025, às 08h31

São Paulo, 24/07/2025 - O Brasil está entre os principais países que têm transformado a forma como empresas e profissionais encaram o desenvolvimento e a valorização de talentos. De acordo com o Relatório de Progresso Humano 2025, da Educational Testing Service (ETS), 91% dos brasileiros que participaram da pesquisa acreditam que obter certificações de idiomas melhora significativamente sua trajetória de carreira. Esse é um dos índices mais altos do mundo, superando a média global de 86%.

O estudo ouviu mais de 13 mil profissionais em 18 países e mais de mil líderes de recursos humanos nos Estados Unidos sobre certificações profissionais e de inglês, como o TOEFL e o TOEIC. A empresa destaca que esse é um movimento rumo a uma economia baseada em competências, onde habilidades práticas representam um grande diferencial na hora de contratar ou promover talentos.

"Estamos testemunhando uma mudança histórica, em que as habilidades, e não apenas os diplomas, estão se tornando a nova moeda no ensino superior global e no mercado de trabalho. O TOEFL desempenha um papel estratégico nessa transformação ao oferecer uma medida confiável, objetiva e reconhecida globalmente das habilidades de inglês acadêmico que estudantes e profissionais precisam para prosperar", disse Omar Chihane, diretor global do TOEFL.

Leia também: Quer aprender um novo idioma em outro país? Confira dicas de quem viveu essa experiência

Impacto da IA e das microcredenciais na carreira

Outra tendência apontada pelo estudo mostra que 70% dos profissionais globalmente afirmam que confiariam em uma orientação de carreira baseada em Inteligência Artificial (IA), mesmo índice registrado no Brasil. Contudo, apenas 18% dos brasileiros disseram ter acesso a esse tipo de orientação, mesmo com grande interesse por esse tipo de recurso.

Segundo a ETS, a inteligência artificial está se consolidando como uma aliada estratégica no desenvolvimento de habilidades. Atualmente, 90% dos tomadores de decisão em recursos humanos demonstram interesse em ferramentas baseadas em IA para mapeamento de competências, enquanto 70% dos profissionais ao redor do mundo confiam em um coach de carreira com inteligência artificial para orientar suas trajetórias profissionais.

Já as chamadas microcredenciais, obtidas com cursos de curta duração voltadas para habilidades específicas, especialmente nas áreas de tecnologia, engenharia, finanças e educação, foram destacadas como positivas por 83% dos pesquisados.

Leia também: Quer viajar melhor e gastar menos? Veja como a IA pode ajudar

Nesse sentido, 81% acreditam que, até 2035, a comprovação de novas habilidades adquiridas terá o mesmo valor que um diploma de ensino superior, enquanto 78% dos profissionais afirmam ter buscado uma certificação para suprir lacunas de habilidades que não foram abordadas na universidade.

A ETS afirma que o crescimento das microcredenciais e o uso crescente de IA aplicada à carreira "consolida o Brasil como um dos protagonistas na nova lógica do desenvolvimento humano e profissional baseada em evidências, habilidades concretas e aprendizado contínuo".

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias