Foto: Envato Elements
Por Gabrielly Bento
[email protected]O Governo Federal ampliou o alcance do programa Pé-de-Meia, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) voltada para incentivar a permanência de estudantes na escola. Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também têm direito ao benefício, que oferece um auxílio financeiro mensal para estudantes de baixa renda.
A medida busca enfrentar dois desafios históricos do sistema educacional brasileiro: a evasão escolar e a desigualdade de oportunidades. Com a inclusão dos alunos da EJA no Pé-de-Meia, o governo espera garantir que jovens e adultos em situação de vulnerabilidade consigam concluir a educação básica.
Lançado em 2024, o Pé-de-Meia é um programa de incentivo à permanência e à conclusão do ensino médio, com foco em estudantes de baixa renda matriculados na rede pública. O auxílio é depositado em contas-poupança em nome do estudante, que pode sacar parte do valor mensalmente e outra parte apenas após concluir os estudos.
Para ter acesso ao benefício, o estudante da EJA precisa atender a alguns requisitos:
O valor total pode chegar a até R$ 9.200 ao longo dos três anos do ensino médio. O pagamento é dividido em parcelas mensais, confira:
A abertura da conta bancária ocorre de forma automática pela Caixa Econômica Federal, e o saque pode ser feito via aplicativo Caixa Tem ou em agências bancárias.
Segundo o governo, não será necessário se inscrever para participar do Pé-de-Meia. Basta que o estudante esteja matriculado em uma escola pública e atenda aos requisitos de idade, renda e cadastro social.
É importante destacar que jovens que tenham deixado o ensino médio regular para ingressar na EJA não poderão receber o valor do Pé-de-Meia de conclusão referente às etapas já cursadas anteriormente.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.