Foto: Divulgação/Seduc
Por Beatriz Duranzi
redacao@viva.com.brSão Paulo, 08/08/2025 - O Encceja 2025 (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) voltou a ser uma chance valiosa para aqueles que não tiveram oportunidade de concluir o ensino fundamental ou médio na idade adequada.
Entre eles, muitos idosos que buscam reverter uma dívida educacional de longa data.
Criado em 2002 pelo INEP, o Encceja é gratuito e tem como objetivo avaliar as competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram seus estudos, incluindo idosos que tiveram que interromperam a escolarização.
Qualquer pessoa pode fazer o Encceja, desde que tenha a idade mínima exigida: 15 anos para a certificação do ensino fundamental ou 18 anos para o ensino médio.
As inscrições foram abertas de 21 de abril a 2 de maio de 2025, via site oficial do Encceja.
As provas foram realizadas em 3 de agosto em todos os estados e no Distrito Federal, em dois turnos, manhã e tarde, cobrindo quatro áreas objetivas e redação.
Participantes que enfrentaram potenciais vulnerabilidades têm até hoje, 8 de agosto, para solicitar a reaplicação. As novas provas estão agendadas para 23 de setembro (ensino fundamental) e 24 de setembro (ensino médio).
Os resultados deverão ser divulgados em 15 de dezembro de 2025. Para ser considerado habilitado, o candidato precisa alcançar no mínimo 100 pontos em cada área de conhecimento e nota maior ou igual a 5 na redação.
Com a aprovação, a certificação é concedida pelas secretarias estaduais de Educação ou Institutos Federais, conforme regulamentações locais.
Para muitas pessoas na terceira idade, a conclusão dos estudos é uma meta que sempre esteve distante, seja por barreiras sociais, econômicas ou culturais.
O Encceja 2025 abre essa porta, de forma gratuita, inclusiva e com possibilidades de atendimento especializado e reaplicação, oferecendo a chance de retomar a trajetória educacional mesmo após décadas
Além disso, o exame não apenas certifica, mas ajuda o participante a construir autonomia, permite acesso a oportunidades de trabalho melhor remunerado, e fortalece a cidadania.
O Encceja 2025 reafirma sua relevância social como um mecanismo democrático de acesso à educação básica para jovens, adultos e idosos.
Para muitas pessoas na terceira idade, retomar os estudos com o Encceja 2025 é a oportunidade de dar continuidade a uma trajetória interrompida - com potencial de transformação pessoal, profissional e social, mesmo após tantos anos.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.