Foto: Unsplash
Por Isabela Toledo
redacao@viva.com.brSão Paulo, 01/12/2025 - A Universidade de São Paulo (USP) abriu 5 mil vagas para o curso online e gratuito “Aprendizagem e Neurodiversidade”, uma oportunidade para quem quer entender diferentes perfis de aprendizagem e promover inclusão na educação.
O curso, ministrado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), será totalmente virtual e aberto a pessoas de todo o Brasil.
Leia também: Senai-SP oferece mais de 3 mil vagas em cursos gratuitos; saiba como aproveitar
No programa, os inscritos vão aprender sobre o conceito de neurodiversidade, os fundamentos do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), perfis de estudantes com diferentes estilos de aprendizagem e técnicas pedagógicas inclusivas, com exemplos práticos e estudos de caso que ajudam a transformar a sala de aula num espaço mais acolhedor para todos.
Podem se inscrever professores da educação básica e superior, coordenadores pedagógicos, profissionais de apoio educacional, psicopedagogos, orientadores, auxiliares de inclusão, monitores, estudantes de licenciatura ou pedagogia, além de qualquer pessoa interessada no tema, mesmo sem graduação concluída.
Leia também: IFRGS oferece curso grátis de inglês e espanhol com certificado; veja detalhes
Leia também: MEC abre inscrições para cursos gratuitos de idiomas com certificado
Segundo a USP, a formação ideal para profissionais da educação, futuros professores, psicopedagogos, coordenadores escolares, monitores e qualquer pessoa interessada na temática da inclusão e da diversidade cognitiva.
Também serve para quem deseja entender melhor as diferenças de aprendizagem e aplicar práticas pedagógicas mais conscientes e humanizadas.
Com o aumento da busca por escolas inclusivas e pela valorização da neurodiversidade, capacitações como essa podem fazer a diferença na vida de muitos estudantes e educadores.
Leia também: Universidades buscam alternativas para ofertar curso de enfermagem semipresencial
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
Gostou? Compartilhe
Crédito