Foto: Envato Elements
Por Joyce Canele
redacao@viva.com.brSão paulo, 04/11/2025 - Jovens entre 14 e 24 anos, interessados em cursos técnicos e de qualificação profissional, podem se inscrever até o dia 06 de novembro nos cursos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP). Com o início previsto para o primeiro semestre de 2026.
Segundo o Senai-SP, são 3.100 vagas gratuitas disponíveis em 53 unidades espalhadas por diversas cidades do estado, como Campinas, Sorocaba, São José do Rio Preto, Guarulhos, Santos, Osasco, Mogi das Cruzes e São Bernardo do Campo.
Na capital paulista, há unidades participantes nos bairros Aclimação, Barra Funda, Brás, Ipiranga, Mooca, Santo Amaro, Tatuapé, Vila Alpina, Vila Leopoldina e Vila Mariana.
Leia também: Setor de tech lidera vagas de trainee com salários acima de R$ 9 mil
Os cursos de Aprendizagem Industrial são destinados a quem já concluiu o Ensino Fundamental e busca o primeiro contato com o mercado de trabalho.
Com duração entre 800 e 1.600 horas, essas formações têm caráter prático e preparam os alunos para atuar em funções específicas da indústria.
Leia também: Lula sanciona lei que cria Sistema Nacional de Educação (SNE)
Já os cursos técnicos oferecem uma formação mais completa e podem durar até dois anos. São voltados a estudantes que estejam cursando ou tenham finalizado o Ensino Médio, sem limite máximo de idade.
Essas formações equilibram teoria e prática e abrangem áreas estratégicas da economia paulista. Entre as opções técnicas disponíveis estão:
Na área de qualificação, os destaques incluem cursos em Têxtil, Química, Gráfica e Eletroeletrônica.
Leia também: Prepare seu perfil no LinkedIn para ter visibilidade
Segundo dados do Painel de Egressos do Senai-SP, referentes ao período de 2023 a 2025, cerca de 88,6% dos ex-alunos de cursos técnicos estão empregados.
Leia também: Lula diz que governo federal vai criar primeira universidade indígena
No caso dos formados em aprendizagem industrial, o índice chega a 82,6%. O levantamento também mostra que a renda média dos egressos dos cursos técnicos aumentou 31,6% após a conclusão da formação.
Os interessados nos cursos de qualificação podem se inscrever até o dia 6 de novembro, enquanto os cursos técnicos recebem inscrições até 10 de novembro.
Ambos os processos seletivos incluem uma prova digital de múltipla escolha, aplicada na própria unidade escolhida pelo candidato.
Leia também: UFRJ aprova cota para pessoas trans e se junta a 29 instituições federais
As provas dos cursos de qualificação ocorrem entre 10 e 26 de novembro, e os resultados serão divulgados em 15 de dezembro.
As matrículas da primeira chamada deverão ser feitas de 15 a 19 de dezembro. Já para os cursos técnicos, as provas serão realizadas de 24 de novembro a 6 de dezembro, com divulgação dos resultados em 19 de dezembro e matrículas previstas de 5 a 9 de janeiro de 2026.
Leia também: Provão Paulista começa terça (4) e dá acesso a vagas na USP, Unesp e Unicamp
A inscrição para os cursos de qualificação é gratuita, enquanto os cursos técnicos têm taxa de R$ 40,00, e devem ser feitas pelo site oficial do Senai-SP: http://www.sp.senai.br.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
Gostou? Compartilhe
Medicamentos