Parque Beto Carrero deve fornecer água de graça, determina STF; entenda a decisão

Foto: reprodução arquivo Beto Carrero World

O Beto Carrero World recorreu das decisões alegando que a determinação violaria princípios legais - Foto: reprodução arquivo Beto Carrero World
O Beto Carrero World recorreu das decisões alegando que a determinação violaria princípios legais

Por Joyce Canele

redacao@viva.com.br
Publicado em 22/09/2025, às 16h31

São Pulo, 22/09/2025 - O Supremo Tribunal Federal decidiu que o parque temático Beto Carrero World, localizado em Penha, Santa Catarina, deve disponibilizar bebedouros gratuitos em quantidade suficiente para atender todos os frequentadores do local.

A decisão mantém determinação anterior do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e foi divulgada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) na última segunda-feira (15). 

Leia também: 10 parques aquáticos do Brasil para curtir no calor; confira

A obrigação de oferecer água gratuita surge de uma ação civil pública movida pelo MPSC - Ministério Público de Santa Catarina em 2019, quando o órgão identificou que a ausência de bebedouros obrigava os visitantes a comprar garrafas de água dentro do parque.

Leia também: Parque da Cacau Show em Itu promete diversão com as crianças

A situação se tornava ainda mais crítica considerando que a permanência no local pode durar um dia inteiro, muitas vezes sob sol forte e calor intenso.

Obrigação de fornecer água potável

O Ministério Público argumentou que, sem acesso à água, pessoas que não tivessem recursos financeiros ficariam privadas de um bem essencial.

A ação também pedia a possibilidade de entrada de visitantes com alimentos adquiridos fora do parque, mas o pedido não foi aceito integralmente pela Justiça catarinense, que apenas confirmou a obrigação de fornecer água potável gratuitamente.

Recursos não foram aceitos

O Beto Carrero World recorreu das decisões alegando que a determinação violaria princípios legais e levantando questões sanitárias.

No entanto, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina manteve a obrigatoriedade, e recursos especiais e extraordinários apresentados pelo parque não foram aceitos.

Leia também: Campos do Jordão recebe exposição da Hello Kitty em comemoração aos 50 anos da personagem

A posição do STF, mantida pelo Ministro Dias Toffoli, reforça a decisão do tribunal catarinense, embora ainda exista possibilidade de novos recursos.

Leia também: SP Gastronomia: ingressos, shows e tudo o que você precisa saber este ano

Com a determinação, o Beto Carrero World passa a se alinhar às normas do Código de Defesa do Consumidor, garantindo que todos os visitantes tenham acesso à água potável sem custos adicionais durante a visita.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias