Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

As 10 melhores cidades para se viver como aposentado em São Paulo

Ana Paula Hirama

Americana é uma das sugestões; mas antes de decidir pela mudança, a recomendação é viver 3 meses na cidade escolhida - Ana Paula Hirama
Americana é uma das sugestões; mas antes de decidir pela mudança, a recomendação é viver 3 meses na cidade escolhida
Felipe Cavalheiro*
Por Felipe Cavalheiro* felipe.cavalheiro@viva.com.br

Publicado em 03/11/2025, às 09h14 - Atualizado às 09h15

São Paulo, 3/11/2025 - Escolher onde morar após a aposentadoria não é uma decisão fácil para os paulistas. Muito além de segurança e custo de vida, é necessário pensar em clima, mobilidade e ações sociais da cidade. Pensando nisso, o influenciador sênior Dimas Moura, do Soumais50, elaborou uma lista com as dez melhores cidades para viver como aposentado em SP. 

Moura montou essa lista depois de conhecer mais de 200 cidades em 50 países e consultar seus moradores entre seus milhares de seguidores.

Apresentados durante o Fórum da Longevidade de São Paulo, os municípios foram escolhidos com um balanço entre o custo de vida, distância da capital e serviços voltados à pessoa idosa. 

Leia também: Roteiro pelo interior de SP? 5 lugares para explorar sem sair do estado

Como premissa, o influenciador imaginou uma aposentadoria média de R$ 3.000 para manter os custos. Para equilibrar o custo de vida mais caro de algumas cidades, a lista também foi pensada com locais onde a saúde pública seja de qualidade, evitando gastos com plano de saúde privado.

Conheça as cidades 

1. Votorantim

Localizada a 117 quilômetros da capital, Votorantim tem destaque por suas belezas naturais e turismo ecológico. Além de segurança, alguns de seus melhores bairros são acessíveis financeiramente. 

Por fim, uma vantagem compartilhada com outras cidades do interior na lista é o baixo custo de alimentação: muitas frutas e verduras são produzidas localmente, sendo vendidas ainda frescas e com qualidade nas feiras. 

2. São João da Boa Vista

Localizada a 226 quilômetros de São Paulo, São João da Boa Vista reúne centros educacionais de destaque, para todos os níveis, e um clima ameno, fugindo do calor do litoral e do frio de outras cidades do interior. 

Afastada da capital, a cidade proporciona um cotidiano tranquilo para quem não quer mais o ritmo da cidade grande. Apesar disso, tem rede de saúde pública que não exige viajar centenas de quilômetros para um tratamento.

3. Americana

Americana fica a 140 quilômetros de São Paulo. Além do investimento em infraestrutura, com bons shoppings e parques, é uma cidade que recebe muitos eventos. Além de festas culturais, como a Festa de São Sebastião ou a Festa do Peão de Americana, possui a feira de negócios Expo Americana, para quem busca uma longevidade ativa. 

4. Santos

Olhando para as cidades litorâneas, Santos é um dos melhores destinos para quem quer se aposentar na praia. Localizada a 72 quilômetros de São Paulo, o destaque está nas recentes ações sociais para as pessoas idosas, incluindo até mesmo aulas de surfe gratuitas. 

Para quem pretende empreender nesta fase da vida, o Porto de Santos oferece oportunidades de negócio no município. 

5. Caraguatatuba

Para quem prefere o litoral norte, Caraguatatuba fica a 159 quilômetros de São Paulo e é considerada a "capital do litoral norte de SP". Apesar de não ter a mesma infraestrutura e serviços públicas de Santos, o município reúne algumas das melhores praias do sudeste. Com destaque, Moura recomenda a Praia da Lagoa Azul.

6. Indaiatuba

Localizada a 105 quilômetros de São Paulo, Moura põe Indaiatuba em uma lista de "cidades referência" para a aposentadoria. Além do planejamento urbano, mesclando a infraestrutura com áreas verdes, o município conta com centros de convivência para pessoas idosas, oferecendo gratuitamente aulas como informática ou artesanato. 

7. Ribeirão Preto

Ribeirão Preto é um dos municípios mais afastado da lista, a 314 quilômetros de São Paulo, mas serve como um polo regional. A alta segurança permite aproveitar a vida noturna com menos preocupações, além de contar com atividades de lazer variadas. 

Sendo uma cidade acima do preço, em comparação com o restante da lista, a escolha é principalmente para quem pretende seguir ativo profissionalmente. Neste quesito, Ribeirão Preto tem centros de inovação e atrai muitos empresários. 

8. São Caetano do Sul

Por fim, as últimas três cidades da lista conquistaram o selo de "cidade amiga do idoso", promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). São Caetano do Sul possui o melhor IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) do Estado e está apenas a 24 quilômetros de São Paulo. 

Com uma urbanização planejada e alta qualidade de vida, os serviços são bem acima do padrão em SP. No entanto, vale novamente a atenção por ser outra cidade com o custo de vida mais elevado, exigindo um maior controle de gastos. 

9. Jaguariúna

A 121 quilômetros da capital, outra cidade quem tem como destaque a segurança e a infraestrutura. Olhando especialmente para a urbanização moderna, a revitalização da cidade teve participação do arquiteto Ruy Ohtake. 

Para quem aprecia o turismo histórico, a cidade conta com pontos importantes como a Fazenda da Barra, o Museu Ferroviário e o Centro de Cultura Caipira; criando um atrativo para amantes a vida no interior. 

10. São José do Rio Preto

Para quem prefere o noroeste paulista, São José do Rio Preto é o maior polo econômico e de serviços na região. Sendo o município mais distante de São Paulo da lista, a 456 quilômetros, é o destino para quem pretende realmente se afastar de SP e se aposentar no interior, mas mantendo um nível de cultura de lazer de grandes cidades, como o festival local de teatro, que acontece anualmente. 

A dificuldade da mudança

Mudar de cidade pode ser um passo difícil, especialmente para quem passou a vida toda na mesma região, cuidando da família e criando laços. Moura afirma que este é o "momento da vida para ser egoísta". Após décadas trabalhando e cuidado de uma família, escolher um lugar com o qual se identifique.

Para essa identificação com o lugar, Moura recomenda que não se mude imediatamente. Antes de comprar um imóvel ou fechar um contrato de anos de aluguel, fique três meses vivendo tudo que a cidade oferece.

Além disso, para quem ainda teme dar este passo, o influenciador pede que antes pense se os custos, tanto emocionais quanto financeiros, de onde mora atualmente estão valendo a pena, e imagine como quer sua vida nos próximos dois anos: 

"Pense na sua razão de viver agora. Não existe cidade perfeita, mas existem lugares que podem atender melhor as suas necessidades, basta entender quais são" 

Viver a capital sem morar na capital  

Muitos paulistas não podem abrir mão da cidade de São Paulo ou gostam de viver na capital, seja para o contato com a família ou por experiências que só ela proporciona. Para esses casos, Moura recomenda algumas cidades a menos de 100 quilômetros dela. Com o transporte adequado, é possível aproveitar de tudo que a vida paulistana pode oferecer, mas com um custo de moradia menor nas seguintes cidades: 

  • Embu das artes
  • Arujá
  • Barueri
  • Jundiaí
  • Bragança Paulista
  • Vinhedo
  • Valinhos
  • Itu
  • Santana de Parnaíba
  • Guararema
  • São Bernardo do Campo
  • Itupeva
  • São José dos Campos
  • Campinas
  • Atibaia
  • Cotia
  • São Roque
  • Mogi das Cruzes
  • Louveira
  • Pindamonhangaba

*Estagiário sob supervisão de Luana Pavani

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias