Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Fila do INSS atinge maior patamar da história, com 2,8 milhões de pedidos

Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Em outubro, o tempo médio para concessão de benefícios diminuiu e caiu para 35 dias - Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Em outubro, o tempo médio para concessão de benefícios diminuiu e caiu para 35 dias
Paula Bulka Durães
Por Paula Bulka Durães paula.bulka@viva.com.br

Publicado em 21/11/2025, às 16h55

São Paulo, 21/11/2025 ‒ A fila do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) atingiu o maior patamar da história, com 2,86 milhões de solicitações acumuladas até outubro de 2025 — em relação ao mesmo período do ano passado, o aumento chegou a 44%. De janeiro — mês em que os pedidos somavam 2,34 milhões — a outubro deste ano, o crescimento foi de 22%.

A maior parte dos requerimentos, 1,94 milhão, está indisponível para análise imediata pelo INSS — o instituto tem controle direto de apenas um terço da fila.

Em outubro, o tempo médio para concessão de benefícios diminuiu e caiu para 35 dias, redução de 12,5% em relação a setembro e de 27% ante o mesmo período de 2024, quando o tempo de espera alcançou 48 dias.

O maior tempo médio de espera foi registrado na concessão de benefícios assistenciais ou de legislação especial, superando seis meses — o menor, de 21 dias, foi associado ao salário-maternidade.

Leia também: Implementação da biometria no INSS começa nesta sexta-feira (21)

O volume de requerimentos na etapa inicial de análise aumentou 23% de janeiro a outubro deste ano. No mês analisado, 1,3 milhão de pedidos aguardavam avaliação.

A fila na Perícia Médica Federal caiu 7% entre setembro e outubro de 2025, chegando a 959 mil solicitações em espera. Entretanto, em relação a janeiro, a fila está 37,6% maior.

BPC sofre sobressalto

A fila para o Benefício de Prestação Continuada (BPC) chegou a 897 mil solicitações em outubro, disparada iniciada em julho, quando foram suspensas, temporariamente, novas concessões devido a mudanças no cálculo da renda familiar. Por essa razão, 74% dos pedidos (660 mil) estão parados. Estavam liberados para análise somente 155 mil requerimentos.

Benefício por Incapacidade Temporária trava na perícia

Mais da metade dos pedidos de Benefício por Incapacidade Temporária (BI) está aguardando a etapa da perícia médica (813 mil casos). Ao todo, as solicitações chegaram a 1,32 milhão, maior volume da série histórica iniciada em janeiro de 2024.

Comitê estratégico

Em resposta ao nível recorde da fila, o INSS anunciou nesta semana a criação de um comitê estratégico para monitorar, avaliar e propor soluções que reduzam a espera na análise dos requerimentos iniciais.

A primeira reunião foi realizada nesta sexta-feira, 21, pelo presidente Gilberto Waller Júnior e definiu que os encontros com os superintendentes ocorrerão a cada 15 dias até o encerramento das atividades, previsto para 30 de junho de 2026. A participação dos membros não será remunerada.

Leia também: Fraude no INSS: vigilância deve ser constante; saiba como se proteger

O INSS informou ao VIVA o retorno do Programa de Gerenciamento de Benefícios (PGB) a partir de 1.º de janeiro de 2026. Suspenso em outubro de 2025 por falta de orçamento, o programa prevê um bônus de R$ 68 para servidores do INSS e de R$ 75 para funcionários da Perícia Médica Federal a cada processo concluído, com o objetivo de reduzir filas de concessão e de reavaliação de benefícios.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias