Meu INSS fica instável após alta de 143% nos acessos; quando volta ao normal?
Foto: Reprodução
20/01/2026 | 15h46
São Paulo, 20/01/2026 - A plataforma digital Meu INSS tem apresentado instabilidade desde segunda-feira (19), segundo a Dataprev, empresa responsável pelo suporte tecnológico. O sistema do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) registrou um aumento de 143% na média diária de acessos, chegando a cerca de 8,5 milhões, contra 3,5 milhões em dias normais.
Leitores do Portal VIVA relataram dificuldades para acessar serviços também nesta terça-feira (20). O INSS confirmou as falhas e informou que técnicos trabalham para estabilizar o sistema.
Leia também: INSS divulga margem consignável de 2026 nesta semana; saiba como consultar
Motivos do aumento nos acessos
A Dataprev informou que o crescimento da demanda está relacionado a três fatores principais:
- Consulta da nova margem para empréstimo consignado;
- Reajuste do salário mínimo, que entrou em vigor neste mês;
- Desbloqueio de empréstimos após a virada da folha de pagamento, que agora depende do cadastramento da biometria.
Leia também: VIVA Responde: presidente do INSS tira dúvidas sobre fraudes e segurança
Manutenção programada
Além do alto volume de acessos, a Dataprev confirmou que os sistemas passarão por manutenção entre os dias 28 e 30 de janeiro.
A manutenção será realizada para implementação de melhorias que integram uma etapa essencial do processo de modernização dos sistemas previdenciários. As ações envolvem a migração de dados para uma plataforma tecnológica mais atual, que amplia a capacidade de evolução e sustentabilidade das soluções”, esclareceu a empresa em nota enviada ao Viva.
Quando volta ao normal?
A Dataprev informou que monitora o desempenho e trabalha para restabelecer o acesso quanto antes.Enquanto o sistema digital não é normalizado, o cidadão pode buscar atendimento pelo número 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h, com ligações gratuitas.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
