Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

VIVA Responde: presidente INSS esclarece dúvidas sobre fraudes e segurança

Arquivo/Divulgação/INSS

O INSS tem programas e parcerias com a Procuradoria Geral da República para coibir as fraudes digitais - Arquivo/Divulgação/INSS
O INSS tem programas e parcerias com a Procuradoria Geral da República para coibir as fraudes digitais
São Paulo, 16/01/2026 - O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, alerta os beneficiários quanto aos sucessivos golpes existentes na praça, e reconhece que o segurado é vulnerável, quer por sofrer de alguma doença ou pela idade avançada.
As declarações sobre fraudes e segurança aos pensionistas foram dadas com exclusividade ao Portal VIVA, durante mais uma edição do VIVA Responde.
Para Gilberto Waller é importante destacar  as iniciativas adotadas pelo governo para coibir os golpes que recaem sobre o Instituto e que afetam diretamente o cidadão. A começar pelo Programa "Proteja o INSS", onde é feito o monitoramento das redes sociais em cojunto com a Procuradoria, com o objetivo de retirar as páginas ou anúncios enganosos.
Waller lembra ainda que o INSS não procura ativamente o segurado com telefonemas ou e-mails, quando necessário o contato é feito pelos canais oficiais pelo aplicativo do INSS. 
"Quando uma mensagem é enviada a mesma pode ter sua origem confirmada no site do INSS. É muito importante lembrar que o INSS nunca vai a sua casa, nunca manda você assinar um documento, e você nunca é obrigado a fazer nada", alerta.
O presidente do INSS deu como exemplo de comunicação com o segurado a recente paralisação de três dias no atendimento em decorrência da atualização do sistema. Neste caso, todas as orientações necessárias são feitas pelos servidores, sem a necessidade de fornecer quaisquer informações pessoais.
Lembrando que as agências e centrais de atendimento do INSS não vão funcionar nos dias 28, 29 e 30 de janeiro, devido a melhorias programadas pela Dataprev, empresa de tecnologia do governo federal. O motivo seria a migração dos dados de um sistema computacional antigo para um mais recente.
Para compensar a suspensão, que atinge atendimentos presenciais já marcados pelo aplicativo Meu INSS e Central 135, o órgão diz que terá atendimentos extras neste sábado (17) e domingo (18), e afirma que cidadãos que prefiram ser atendidos em dias úteis terão o reencaixe garantido.

Perfil

Gilberto Waller Júnior é procurador federal de carreira, bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais com pós-graduação em Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro. Ingressou no INSS em 1998, tendo ocupado os cargos de corregedor-geral do INSS de 2001 a 2004 e subprocurador-geral do INSS de 2007 a 2008.

Na Controladoria-Geral da União (CGU), ocupou a função de ouvidor-geral da União de março de 2016 a janeiro de 2019 e de corregedor-geral da União de 2019 a 2023. Foi corregedor da Procuradoria-Geral Federal, órgão da Advocacia-Geral da União (AGU), antes de assumir a presidência do INSS.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias