Tomaz Silva/Agência Brasil
Os aposentados e pensionistas devem ficar atentos ao prazo dado para a realização da prova de vida junto ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Após enviar um aviso no extrato bancário, a autarquia aguarda por 30 dias para a regularização e, em caso de silêncio do segurado, o benefício é suspenso até que a pendência seja resolvida. Desde outubro, aproximadamente 4 milhões de aposentados começaram a ser notificados.
A medida tem o objetivo de evitar fraudes e garantir que os pagamentos sejam destinados a quem tem direito. O processo, que era totalmente presencial no passado, foi simplificado e agora oferece várias opções. O sistema também cruza as informações com outros órgãos públicos a fim de identificar a atualização de documentos, vacinação e uso de serviços bancários.
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Todo aposentado, pensionista ou quem recebe algum benefício do governo deve realizar a prova de vida.
A prova de vida também pode ser feita no banco em que o benefício é recebido. É necessário apresentar documento oficial com foto, como RG, CNH ou Carteira de Trabalho, além do CPF.
O INSS prevê alternativas para quem tam problemas de mobilidade ou doenças graves. É possível solicitar a visita domiciliar de um servidor, mediante agendamento. A prova de vida também pode ser feita por procurador legalmente cadastrado, desde que a procuração seja registrada em cartório.
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A prova de vida digital é realizada no aplicativo gov.br, por meio de reconhecimento facial. Ao realizar o reconhecimento facial, o aplicativo comprova que você está vivo e envia essa informação para o órgão que paga seus benefícios. Para isso, siga as orientações abaixo:
Para quem não domina o uso de aplicativos, a recomendação é buscar auxílio em agências bancárias, onde funcionários estão aptos a orientar o segurado sobre como concluir o processo corretamente.
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É muito importante saber que o INSS não envia representantes para a casa dos aposentados, faz ligações pedindo dados pessoais ou solicita o pagamento de taxas. O órgão reforça, ainda, que nenhum servidor tem autorização para pedir senhas, fotos de documentos ou depósitos bancários. Todo o processo deve ser realizado somente nos canais oficiais, presencialmente ou por meio dos aplicativos do INSS ou de seus bancos parceiros.
Em caso de dúvida sobre qualquer mensagem recebida por WhatsApp, SMS ou e-mail, especialmente se contiver links suspeito deve-se procurar o atendimento oficial do INSS.
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