Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Copa do Mundo 2026 será a maior da história; veja o que se sabe até agora

Foto: reprodução FIFA

O modelo inédito amplia a dimensão logística do evento e consolida a América do Norte como um dos principais polos do futebol internacional nos próximos anos - Foto: reprodução FIFA
O modelo inédito amplia a dimensão logística do evento e consolida a América do Norte como um dos principais polos do futebol internacional nos próximos anos

Por Joyce Canele

redacao@viva.com.br
01/01/2026 | 10h57

São Paulo, 01/01/2026 - A Copa do Mundo da FIFA de 2026 será disputada entre 11 de junho e 19 de julho, nos Estados Unidos, no Canadá e no México, marcando a primeira edição do torneio realizada em três países e também a estreia do formato com 48 seleções.

A ampliação do número de participantes e a divisão da organização entre três nações refletem a estratégia da FIFA de expandir o alcance global da principal competição de futebol do planeta e aumentar sua presença em grandes mercados esportivos.

Leia também: Confira o ranking dos clubes que mais arrecadaram com premiação em 2025

Pela primeira vez na história, a Copa do Mundo terá sede tripla. Estados Unidos, Canadá e México dividirão a organização do torneio, que contará com partidas em 16 cidades.

O modelo inédito amplia a dimensão logística do evento e consolida a América do Norte como um dos principais polos do futebol internacional nos próximos anos.

O México fará história ao receber novamente uma partida de abertura no Estádio Azteca, na Cidade do México, tornando-se o primeiro país a sediar jogos de abertura em três Copas diferentes. Já a final será disputada na região de Nova York/Nova Jersey, no dia 19 de julho de 2026.

Leia também: Pesquisa revela que homens choram 4 vezes mais por futebol do que por amor

Datas e jogos principais

A Copa do Mundo de 2026 voltará ao calendário tradicional, nos meses de junho e julho. A partida de abertura está marcada para quinta-feira, 11 de junho, no Estádio Azteca, com a seleção mexicana em campo.

A decisão do terceiro lugar ocorrerá no dia 18 de julho, em Miami, e a grande final será no domingo, 19 de julho, em Nova York-Nova Jersey.

Leia também: Tecnologia brasileira ajuda na recuperação de paraplégicos chineses

A tabela completa da competição já foi divulgada pela FIFA, com datas e locais definidos para todos os jogos.

As seleções já classificadas

Até o momento, 42 das 48 seleções que disputarão a Copa do Mundo de 2026 já estão confirmadas. Além dos três países anfitriões, as vagas estão distribuídas entre todas as confederações.

Entre os classificados estão potências tradicionais como Brasil, Argentina, Alemanha, França, Espanha, Inglaterra e Portugal, além de seleções que voltam a ganhar espaço no cenário mundial. A diversidade de representantes reforça o caráter global do novo formato do torneio.

Leia também: PSG supera o Flamengo nos pênaltis e conquista a Copa Intercontinental

Grupos definidos

O sorteio dos grupos foi realizado em 5 de dezembro, em Washington. As 48 seleções foram distribuídas em 12 grupos, cada um com quatro equipes.

O novo formato amplia a fase inicial e promete maior número de confrontos entre seleções de diferentes continentes logo no início da competição.

Leia também: Conheça os filmes brasileiros que foram pré-indicados os Oscar 2026

O Brasil, por exemplo, integra o Grupo C, ao lado de Marrocos, Haiti e Escócia. Já a Argentina está no Grupo J, com Argélia, Áustria e Jordânia.

Cidades-sede e estádios

Ao todo, 16 cidades receberão jogos da Copa do Mundo de 2026. No Canadá, as partidas serão disputadas em Toronto e Vancouver. No México, as sedes são Cidade do México, Guadalajara e Monterrey.

Os Estados Unidos concentram o maior número de cidades-sede, incluindo Atlanta, Boston, Dallas, Houston, Los Angeles, Miami, Nova York/Nova Jersey, Filadélfia, Seattle e a região da Baía de São Francisco, entre outras.

Leia também: Dembélé e Bonmati são melhores do ano para Fifa em premiação sem brasileiros

Os 16 estádios escolhidos formam o maior conjunto de arenas desde a Copa de 2002, na Coreia do Sul e no Japão, reunindo desde estádios históricos, como o Azteca, até arenas modernas como o SoFi Stadium, em Los Angeles.

Ingressos e expectativas

A FIFA já abriu o cadastro de interesse para quem deseja receber informações sobre a venda de ingressos.

As etapas de comercialização serão anunciadas ao longo dos próximos meses, com expectativa de alta demanda, especialmente para jogos decisivos e partidas das seleções anfitriãs.

Repescagem e vagas finais

Seis seleções ainda disputam as últimas duas vagas na Copa do Mundo de 2026 por meio da repescagem intercontinental:

  • Bolívia;
  • Iraque;
  • Jamaica;
  • Nova Caledônia;
  • República Democrática do Congo; e
  • Suriname.

Os confrontos definirão os últimos classificados para completar o grupo de 48 participantes.

Um novo formato para uma nova era

A ampliação para 48 seleções representa a maior mudança estrutural da Copa do Mundo desde 1998. A FIFA aposta que o novo formato trará mais competitividade, maior representatividade continental e um alcance ainda maior do torneio.

Leia também: Arábia Saudita volta a vender álcool após 70 anos; mas só para estrangeiros

Com datas definidas, sedes escolhidas, grupos sorteados e a maioria das seleções já garantidas, a Copa do Mundo de 2026 deixa de ser apenas um evento futuro e passa a ganhar contornos concretos. 

Palavras-chave 2026 Copa do Mundo tudo sobre

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias