Vale Tudo: relembre o destino de cada personagem no final da novela

Foto: Reprodução/Globo

O remake de Manuela Dias pode trazer novos rumos para alguns personagen - Foto: Reprodução/Globo
O remake de Manuela Dias pode trazer novos rumos para alguns personagen

Por Joyce Canele

redacao@viva.com.br
Publicado em 04/10/2025, às 09h00

São Paulo, 03/10/2025 - O último capítulo de Vale Tudo é até hoje lembrado como um dos maiores fenômenos da televisão brasileira. Exibida em 1988, a trama escrita por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères parou o país ao revelar a identidade da assassina de Odete Roitman.

Mas não foi apenas o crime que chocou os telespectadores. O encerramento da novela também ficou marcado por trazer críticas sociais contundentes, personagens impunes e desfechos inesperados que rendem até hoje debates.

Leia também: Vale Tudo: relembre elenco original da novela brasileira que virou um fenômeno

O remake de Manuela Dias pode trazer novos rumos para alguns personagens, mas a essência do clássico segue como referência. A seguir, veja como terminou a história de cada um dos principais nomes da versão original:

1. Marco Aurélio

Um dos maiores símbolos de impunidade da teledramaturgia, Marco Aurélio consegue escapar da Justiça após ver suas armações reveladas.

Ele foge do País ao lado de Leila e protagoniza a cena icônica em que, de dentro de um jatinho, faz o gesto da banana em direção ao Cristo Redentor. Interpretado por Reginaldo Faria, o personagem sintetiza a crítica de Gilberto Braga à corrupção no Brasil.

2. César

Vale Tudo
Foto: reprodução arquivo Globo

O sedutor interpretado por Carlos Alberto Riccelli também escapa ileso. Depois de tramar contra diversos personagens, ele reaparece como amante de um príncipe e ajuda Fátima a dar o golpe que a levaria ao casamento arranjado. O personagem se consagra como um dos vilões que conseguiram 'vencer' no final.

Leia também: O que acontece com a Solange no final de Vale Tudo de 1988? Relembre

3. Ivan Meireles

Homem íntegro, mas não imune a erros, Ivan acaba sendo preso após se envolver em suborno. Cumpre dois anos de detenção e, ao sair da cadeia, se reencontra com Raquel, retomando a relação com a protagonista.

4. Heleninha

Vivida por Renata Sorrah, Heleninha foi marcada pelo drama do alcoolismo. A personagem encontra forças para iniciar o tratamento em um grupo de apoio e reconstrói sua vida ao lado de William.

Leia também: 'Vale Tudo' inspira 270 mil mulheres a buscarem informações sobre pensão

5. Leila Catanhede

Esposa traída de Marco Aurélio, Leila se envolve em vinganças e acaba sendo a responsável pela morte de Odete Roitman. Apesar do crime, a personagem de Cássia Kis não é punida. Ela foge junto com o marido, repetindo o destino de impunidade que marcou os antagonistas principais.

6. Afonso Roitman

O filho de Odete termina a trama de maneira positiva. Depois de reconhecer os erros e revelar que é pai de Marcinha, Afonso se reconcilia com Solange. O personagem de Cássio Gabus Mendes encerra a história com uma imagem de redenção.

Leia também: É possível vender um imóvel sem o aval do dono? 'Vale Tudo' levanta alerta

7. Maria de Fátima

A alpinista social vivida por Glória Pires não paga pelos crimes que cometeu. No final, abandona o filho e parte para a Europa, onde se casa por conveniência com um príncipe italiano, garantindo vida de luxo ao lado de César, seu aliado secreto.

8. Odete Roitman

A morte da poderosa empresária se tornou o maior mistério da TV nacional nos anos 80. Quem matou Odete Roitman?

Odete, papel de Beatriz Segall, é assassinada por engano por Leila, que acreditava estar atirando em Maria de Fátima.

O crime transformou a novela Vale Tudo em um fenômeno de audiência e consolidou a vilã como uma das mais memoráveis. 

Leia também: 'Três Graças': o que já sabemos sobre a nova novela da Globo que estreia em outubro

Palavras-chave 1988 Vale Tudo final

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias