Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

BC Protege+: como usar o novo serviço contra fraudes bancárias

Divulgação

Banco Central lançou BC Protege+ para bloquear contas abertas sem autorização - Divulgação
Banco Central lançou BC Protege+ para bloquear contas abertas sem autorização
Por Alexandre Barreto

26/01/2026 | 08h36 ● Atualizado | 15h00

São Paulo, 26/01/2026 - A ferramenta contra fraudes em contas bancárias que o Banco Central criou, o BC Protege+, em pouco mais de um mês em funcionamento já registrou 806 mil ativações, 62 milhões de consultas e 435 mil respostas com proteção ativada.

O serviço que permite bloquear a abertura de contas bancárias e a inclusão do CPF ou CNPJ como titular ou representante sem autorização é gratuito. A ferramenta pode ser ativada ou desativada a qualquer momento no site Meu BC, com login gov.br de nível prata ou ouro.

O que é o BC Protege+

O BC Protege+ funciona como um “cadeado digital” que impede que instituições financeiras abram contas ou incluam o cidadão em cadastros sem consentimento. A medida busca aumentar a segurança de dados e evitar golpes que envolvem uso indevido de informações pessoais.

Leia também: Como funciona a plataforma oficial da reforma tributária? Entenda

Como ativar o serviço

  • Acesse o site do Banco Central e entre na área Meu BC.
  • Faça login com sua conta gov.br (nível prata ou ouro) e ative a verificação em duas etapas.
  • Clique em BC Protege+ e altere a chave para “proteção ativada”.

Com a proteção ativada, nenhum banco, cooperativa ou instituição financeira regulada pelo Banco Central poderá abrir conta no nome do usuário ou incluí-lo como titular em outra.

Como desativar temporariamente

Caso precise abrir uma nova conta ou ser incluído em outra, é possível desativar a proteção temporariamente. O próprio usuário pode definir uma data para reativação automática, garantindo que a proteção volte a valer sem precisar acessar o site novamente.

Leia também: BC avisa: ainda é possível resgatar o dinheiro esquecido em bancos

O sistema também permite verificar quais instituições consultaram o CPF ou CNPJ do usuário no BC Protege+, ajudando a identificar movimentações suspeitas e reforçar o controle sobre o uso de dados pessoais. Para mais informações, acesse o site do Meu BC clicando aqui.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias