Consultas ao BC Protege+ somam quase 85 milhões e ativações atingem 893 mil
Envato
11/02/2026 | 09h14
São Paulo, 11/02/2026 - O BC Protege+, ferramenta contra fraudes em contas bancárias criada pelo Banco Central (BC), já registrou 893 mil proteções ativadas, segundo dados obtidos com exclusividade pelo VIVA. Desde o lançamento, em 1º de dezembro, o sistema contabiliza 84,7 milhões de consultas.
Esse mecanismo funciona como uma camada extra de proteção e as instituições financeiras continuam responsáveis por verificar a identidade dos clientes e a autenticidade das informações.
Na visão da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a implantação do BC Protege+ consolida o compromisso contínuo da autarquia com a integridade do sistema financeiro nacional e com a redução de riscos ao proporcionar maior confiabilidade às operações bancárias.
A recepção da população à novidade, acrescenta a Federação, tem sido bastante positiva, vide a rápida adesão do público desde os primeiros dias de funcionamento.
Leia mais: BC Protege+: como usar o novo serviço contra fraudes bancárias
Como faço para ativar a proteção?
O processo de adesão à ferramenta é digital, gratuito e de efeito imediato, desde que o cidadão possua conta gov.br nos níveis exigidos. O serviço foi desenhado para ser simples, intuitivo e totalmente online, com possibilidade de ativação e desativação a qualquer momento pelo próprio usuário, sem impacto sobre contas já existentes.
- Acesse o site de Banco Central e entre na área do Meu BC, utilizando sua conta gov.br nível prata ou ouro, com a verificação em duas etapas habilitada.
- Dentro do sistema, localize o serviço BC Protege+ e ative a proteção.
- Se você estiver cadastrado como colaborador de uma empresa no gov.br também é possível ativar a proteção da empresa.
- A sua escolha fica registrada no sistema do BC, e os bancos e demais instituições serão informados da sua opção quando consultarem os seus dados.
Dica do site do BC: se você for abrir uma conta ou ser incluído na conta de outras pessoas ou empresas, você precisa entrar no sistema novamente e desativar a proteção. Ao desativar sua proteção, escolha uma data para que ela seja reativada novamente.
Leia mais: Aprenda como aumentar o nível de sua conta no Gov.br
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
