Cuidado! Procon alerta sobre golpes nas compras online para o Dia das Crianças

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A quantidade de denúncias e reclamações envolvendo golpes digitais aumentou nos últimos anos - Foto: Envato Elements
A quantidade de denúncias e reclamações envolvendo golpes digitais aumentou nos últimos anos

Por Beatriz Duranzi

redacao@viva.com.br
Publicado em 29/09/2025, às 15h42

São Paulo, 29/09/2025 - Se você está se preparando para comprar online os presentes de Dia das Crianças, comemorado no dia 12 de outubro, é importante saber identificar possíveis golpes de venda na internet. Para ajudar os consumidores, o Procon RS reuniu uma série de orientações para evitar este tipo de prejuízo.

A quantidade de denúncias e reclamações envolvendo golpes digitais aumentou nos últimos anos, sobretudo entre idosos, que muitas vezes se tornam alvo por terem menos familiaridade com os recursos tecnológicos. 

Em casos de fraude, a recomendação é clara: a vítima deve registrar imediatamente um boletim de ocorrência, seja na Delegacia Online, seja em uma unidade física da Polícia Civil.

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Entre as medidas de prevenção destacadas pelo Procon RS estão:

1. Checar o endereço e os dados da empresa

Sempre que for acessar um site de compras, o consumidor deve priorizar os canais oficiais da marca. É importante verificar se no rodapé da página constam informações como CNPJ e endereço físico do estabelecimento, indícios de que a loja é legítima.

2. Confirmar se a conexão é segura

Antes de inserir qualquer dado de pagamento, observe se há um cadeado no início do link, no navegador. Esse símbolo indica que a conexão é protegida e reduz os riscos de que o consumidor esteja em um site falso.

3. Nunca compartilhar informações pessoais em ligações ou aplicativos

Golpistas costumam se passar por representantes de empresas em telefonemas ou mensagens. Nessas situações, não repasse senhas, dados bancários ou números de cartão.

Em caso de dúvida, a orientação é procurar diretamente o atendimento físico da instituição, como no caso de bancos.

Leia também: É golpe! Entenda como criminosos usam falsas atualizações para roubar dados

4. Registrar denúncias e práticas abusivas

Se o consumidor perceber qualquer irregularidade ou se sentir lesado após uma compra, é fundamental acionar os órgãos de defesa do consumidor. 

O Procon oferece atendimento eletrônico 24 horas, além de um canal de dúvidas pelo WhatsApp, disponível de segunda a sexta-feira.

Acesse o site do Procon do seu estado para mais informações. 

O órgão reforça que, além de buscar reparação junto ao Procon, é indispensável denunciar golpes às autoridades policiais.

Essas medidas são fundamentais não apenas para proteger o consumidor individualmente, mas também para auxiliar na identificação e combate a quadrilhas especializadas em fraudes e golpes virtuais.

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