Foto: Envato Elements
Por Beatriz Duranzi
redacao@viva.com.brSão Paulo, 29/09/2025 - Se você está se preparando para comprar online os presentes de Dia das Crianças, comemorado no dia 12 de outubro, é importante saber identificar possíveis golpes de venda na internet. Para ajudar os consumidores, o Procon RS reuniu uma série de orientações para evitar este tipo de prejuízo.
A quantidade de denúncias e reclamações envolvendo golpes digitais aumentou nos últimos anos, sobretudo entre idosos, que muitas vezes se tornam alvo por terem menos familiaridade com os recursos tecnológicos.
Em casos de fraude, a recomendação é clara: a vítima deve registrar imediatamente um boletim de ocorrência, seja na Delegacia Online, seja em uma unidade física da Polícia Civil.
Leia também: 64% dos idosos brasileiros já caíram em golpes digitais; veja detalhes
Entre as medidas de prevenção destacadas pelo Procon RS estão:
Sempre que for acessar um site de compras, o consumidor deve priorizar os canais oficiais da marca. É importante verificar se no rodapé da página constam informações como CNPJ e endereço físico do estabelecimento, indícios de que a loja é legítima.
Antes de inserir qualquer dado de pagamento, observe se há um cadeado no início do link, no navegador. Esse símbolo indica que a conexão é protegida e reduz os riscos de que o consumidor esteja em um site falso.
Golpistas costumam se passar por representantes de empresas em telefonemas ou mensagens. Nessas situações, não repasse senhas, dados bancários ou números de cartão.
Em caso de dúvida, a orientação é procurar diretamente o atendimento físico da instituição, como no caso de bancos.
Leia também: É golpe! Entenda como criminosos usam falsas atualizações para roubar dados
Se o consumidor perceber qualquer irregularidade ou se sentir lesado após uma compra, é fundamental acionar os órgãos de defesa do consumidor.
O Procon oferece atendimento eletrônico 24 horas, além de um canal de dúvidas pelo WhatsApp, disponível de segunda a sexta-feira.
Acesse o site do Procon do seu estado para mais informações.
O órgão reforça que, além de buscar reparação junto ao Procon, é indispensável denunciar golpes às autoridades policiais.
Essas medidas são fundamentais não apenas para proteger o consumidor individualmente, mas também para auxiliar na identificação e combate a quadrilhas especializadas em fraudes e golpes virtuais.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.