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São Paulo, 05/06/2025 - As promoções para o Dia dos Namorados, que acontece no próximo dia 12, podem parecer tentadoras para os consumidores mais afoitos, mas é preciso cautela.
A expectativa é de que a data deve movimentar mais de 4,55 milhões de pedidos no comércio eletrônico entre os dias 1º e 12 de junho, de acordo com projeções da ClearSale, da Serasa Experian. Porém, aproximadamente 1,10% das compras no período podem ser fraudadas. Os golpes se concentram, principalmente, em produtos com alto valor agregado ou apelo emocional.
A estimativa é de que mais de 50 mil transações sejam alvo de tentativas de fraude, segundo a ClearSale, podendo gerar prejuízos superiores a R$ 51 milhões. O ticket médio estimado por tentativa é de R$ 1.021.
De acordo com a Febraban, os criminosos criam páginas falsas que simulam e-commerce, com promoções inexistentes que são enviadas por e-mails, SMS e mensagens de WhatsApp. Alguns lançam mão inclusive de mídia paga para aparecerem em páginas de buscas.
Tenha cuidado também em compras via perfis de redes sociais. Sempre verifique se o perfil tem selo de autenticação, número de seguidores compatíveis. Não tenha pressa. Leia os comentários de outros consumidores sobre as compras e prazos de entregas e cheque a reputação da empresa em sites de reclamações como o Reclame Aqui.
Em geral, são perfis recém-criados, com ofertas muito vantajosas e com 100% de depoimentos positivos de compradores recomendando a venda, alerta Ivo Mósca, diretor de Inovação, Produtos e Serviços da Febraban .
Acompanhe abaixo as principais dicas da Febraban para não cair em golpes.
Pesquisa da fintech meutudo sobre intenção de compra para o Dia dos Namorados revela um cenário de cautela também nos gastos. Apenas 11% dos entrevistados afirmaram ter planos de comprar presentes para o parceiro, enquanto 8% ainda estão indecisos.
Entre os que planejam presentear, 47% pretendem gastar até R$ 50. Outros 12% buscam por um presente de até R$ 100, e 10% entre R$ 100 e R$ 200. Uma parcela significativa, de 30%, pretende investir acima de R$ 200.
Com relação ao tipo de presente, 37% dos entrevistados que pretendem comprar ainda não decidiram o que irão dar. Entre os que já escolheram o presente, perfumes e cosméticos lideram, com 18%, seguidos por roupas e acessórios (16%).
Segundo Márcio Feitoza, CEO da meutudo, os números mostram que o consumidor está mais atento à forma como utiliza seu dinheiro.
"O planejamento aparece como uma característica marcante neste Dia dos Namorados, com escolhas pautadas tanto pelo valor quanto pelo significado do presente.”
Na hora da compra, a preferência ainda recai sobre as lojas físicas, escolhidas por 45% dos consumidores. O comércio online aparece em segundo lugar, com 23%. No entanto, 31% dos entrevistados estão indecisos sobre onde realizar a compra.
O Pix segue como principal opção de pagamento, segundo a pesquisa, realizada pela com 15.613 participantes de todo o país. Com 45% da preferência, o Pix é seguido pelo cartão de crédito, com 12%, dinheiro em espécie, com 10% e cartão de débito, com 7%.
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