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São Paulo, 02/09/2025 - Uma nova pesquisa do Centro de Estudos Aplicados de Marketing (CEAM) da ESPM revelou que brasileiros acima de 46 anos compram online com menor frequência, porém gastam valores significativamente maiores.
O estudo utilizou uma amostragem nacional para investigar os hábitos de compra na internet. Os resultados indicam que metade dos consumidores, considerando todas as idades, realiza pelo menos uma compra online mensalmente, com um ticket médio de R$1.553. Para 21%, as compras online acontecem semanalmente.
Em contraste, entre pessoas acima de 46 anos, apenas 28% efetuam compras mensais e 16% compras semanais, mas com um ticket médio até 69% superior ao das outras faixas etárias. Os detalhes etários focados na economia prateada foram fornecidos com exclusividade ao Viva.
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De acordo com Flávio Santino Bizarrias, professor da ESPM e coordenador do CEAM, a pesquisa não apenas analisa comportamentos digitais atuais, como também sugere uma possível redução no uso de canais online para compras no futuro. "Perguntamos sobre como as pessoas estão utilizando hoje e como pretendem usar as redes sociais e as plataformas de e-commerce no futuro, e elas dizem que desejam usar menos no longo prazo." O resultado surpreendeu os pesquisadores.
"Embora exista uma avalanche digital em diversos setores, há também um mundo físico por trás do comportamento online. A pesquisa mostra que a maioria não tem comportamento de compra digital tão frequente quanto a gente pensava."
O principal fator motivador para compras online é a economia, citada por 77% dos participantes da pesquisa, seguida por entrega facilitada (56%), praticidade (54%) e rapidez (47%). Apenas 31% das compras são motivadas pela confiança no produto.
No percurso de compra digital, as recomendações pessoais têm grande peso. Bizarrias menciona que 57% dos consumidores são influenciados por recomendações de conhecidos, enquanto 47% são influenciados por avaliações de clientes em plataformas digitais.
A opinião de influenciadores digitais impacta apenas 16% das decisões de compra. "Quando a gente fala em comprar seguindo a opinião de influenciadores, vemos que eles não têm peso relevante quanto pensávamos, na faixa etária geral e mais especificamente com o público acima de 45 anos."
"As pessoas ouvem e seguem os influencers, mas não compram por causa deles, compram mais por indicação de quem elas conhecem."
A confiança nas plataformas também é fator crucial nas compras em ambiente virtual: 66% dos entrevistados citam a insegurança com dados como principal razão para não comprar online, seguida por falta de confiança (49%).
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O professor da ESPM afirma que para o grupo 46+, que tem um ticket médio mais alto, a confiança é ainda mais relevante, mas poucas empresas olham com profundidade para esse público. "Vemos uma tendência de achatamento da pirâmide etária no futuro próximo, que deveria estar sinalizando maior influência nas empresas para se estabelecer um relacionamento intenso e de longo prazo com consumidores nessa faixa de idade, mas ainda não se olha para seus hábitos, anseios ou visão de futuro", completa.
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