Bad Bunny não pode comer seu prato preferido no Brasil; saiba qual é
Reprodução/Youtube @NFL
São Paulo, 20/02/2026 - Em São Paulo para seus dois primeiros shows no Brasil, o rapper porto-riquenho Bad Bunny causou alvoroço nesta semana ao visitar o restaurante D.O.M., do chef Alex Atala, endereço no qual celebridades estrangeiras costumam bater ponto quando passam por aqui.
Por lá, o vencedor do Grammy deste ano e protagonista de um dos maiores shows do Super Bowl, a final do campeonato de futebol americano, provou iguarias como tapioca, carne de jacaré e saúva, ingrediente que se tornou protagonista das receitas de Atala.
Leia também: Em alta, Bad Bunny realiza shows neste fim de semana em São Paulo
No dia a dia, porém, o artista já declarou que seu prato preferido é algo bem mais simples: arroz con salchichas, uma receita porto-riquenha preparada com sofrito (refogado de alho, cebola, pimentões, pimenta e coentros), adobo (mistura de temperos em pó), molho de tomate, caldo de frango e um tipo de salsicha picante popular em Porto Rico. A revelação foi feita à revista norte-americana Harper's Bazaar.
A receita faz parte de outros clássicos da culinária porto-riquenha, chamada por lá de cocina criolla, como o mofongo, feito de banana-da-terra verde frita e triturada com alho, azeite e outros temperos, e o arroz con gandules, que leva ervilha-de-pombo, que é bem maior que as usadas no Brasil.
Infelizmente, nem Bad Bunny nem os fãs brasileiros do artista terão a oportunidade de provar a iguaria por aqui. Sem restaurantes que representem a cocina criolla, resta a opção de viajar Porto Rico (que oficialmente é um território dos Estados Unidos) ou então visitar algum restaurante de comida porto-riquenha no exterior.
Algumas receitas, porém, são similares a outras encontradas pela América Latina, caso dos tostones (que também são chamados de patacones) e do lechón asado, encontrados na Bolívia, Colômbia e Venezuela, por exemplo. Confira a seguir alguns dos pratos clássicos da culinária porto-riquenha.

Arroz con gandules
Considerado o prato nacional de Porto Rico, leva arroz, gandules (ervilhas-de-pombo), carne de porco e o já mencionado sofrito.

Mofongo
Receita feita de bananas-da-terra verdes fritas, amassadas no pilão com alho, azeite e torresmo (em espanhol, chicharrón) até formar uma massa densa. Servido em formato de bola, pode ser recheado com carnes, frutos do mar ou caldos. Tem textura crocante por fora e macia por dentro.

Pastelón
Chamado de lasanha porto-riquenha, por um bom motivo: é feita com camadas de banana-da-terra fritas, recheada com carne moída temperada ao estilo caribenho (leva sofrito e adobo na receita, claro) e queijo mussarela ou cheddar.

Lechón asado
Prato para os dias de festa em Porto Rico, trata-se de um porco inteiro (ou leitão) temperado com adobo, a mistura de temperos porto-riquenha, assado lentamente no espeto sobre carvão.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
