Foto: Envato Elements
Por Beatriz Duranzi
redacao@viva.com.brSão Paulo, 27/08/2025 - pensar em atletas de elite, geralmente nos vêm à mente jovens cheios de vigor e energia. Mas, ao contrário dessa ideia, há muitos competidores acima dos 60 anos que desafiam expectativas e brilham nos principais palcos esportivos, inclusive nas Olimpíadas.
Oscar Swahn, atirador da Suécia, é um exemplo de alteta que participou das Olimpíadas até os 72 anos, em 1920, conquistando uma medalha de prata e entrando para a história como o atleta mais velho competidor e medalhista olímpico de todos os tempos. Confira outros exemplos abaixo:
Leia também: Dia do Atleta Olímpico: veja curiosidades do esporte que vai muito além de medalhas
Leia também: Aos 93 anos, morre Wanda dos Santos, recordista de medalhas do atletismo
Leia também: 4 atividades físicas e o pré-treino ideal para cada uma delas
Saúde física
Saúde mental
Benefícios sociais
Leia também: 5 hobbies perfeitos para aproveitar a aposentadoria com saúde e alegria
Não é exagero afirmar que o esporte, em qualquer fase da vida, potencializa saúde, vigor e alegria. Os exemplos de atletas acima mostram que com acompanhamento médico, escolha adequada de atividade e entusiasmo, é possível praticar esportes com prazer e segurança, independentemente da idade.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
Gostou? Compartilhe