Adobe Stock
Por Joyce Canele
redacao@viva.com.brSão Paulo, 30/01/2025 - Com o verão se aproximando, milhares de brasileiros já estão de malas prontas para aproveitar a estação em diferentes destinos turísticos. Mas, junto com a alta temporada, também cresce o número de golpes aplicados contra consumidores que contratam serviços de forma apressada ou sem checar informações essenciais.
De acordo com o Ministério do Turismo, é fundamental que o viajante adote alguns cuidados básicos antes de fechar pacotes, reservar hospedagens ou contratar guias. Confira a seguir algumas dicas para evitar golpes em serviços turísticos:
Leia também: 70% dos brasileiros temem golpes e violência ao viajar, aponta pesquisa
Entre as principais recomendações está a consulta ao Cadastur, sistema oficial que reúne apenas profissionais e empresas regularizados no setor. A verificação é gratuita e pode ser feita no site do MTur.
Outro ponto de atenção é desconfiar de preços muito abaixo da média de mercado. Promoções exageradas podem ser indício de fraude.
Para confirmar a confiabilidade da oferta, vale entrar em contato direto com o prestador, analisar a reputação da empresa em sites especializados e observar os comentários em redes sociais.
Leia também: Nordeste domina ranking de destinos mais desejados pelos brasileiros em 2025
A formalização do serviço também não deve ser ignorada. O turista deve exigir contrato detalhado, com informações sobre o que está incluso, condições de cancelamento e possíveis multas.
Guardar recibos, comprovantes e registros de comunicação pode ser determinante em caso de problemas futuros.
Leia também: Praias brasileiras avançam em certificação internacional Bandeira Azul; confira destaques
Além dessas medidas, os viajantes contam com o apoio de cartilhas educativas produzidas pelo Ministério do Turismo em parceria com o Ministério da Justiça.
Intituladas Consumidor Turista, elas explicam os principais direitos e deveres do consumidor e ajudam a identificar práticas abusivas.
Leia também: Destinos baratos no Brasil: 5 lugares para viajar gastando pouco
As campanhas de conscientização promovidas pelo MTur também reforçam a importância de proteger dados pessoais e evitar fraudes digitais em transações de turismo feitas pela internet. O objetivo é tornar o ambiente de compra mais seguro e confiável, tanto no Brasil quanto no exterior.
Leia também: Paraíso escondido no Brasil? Descubra o lugar que poucos conhecem
Com planejamento, atenção e uso das ferramentas oficiais, é possível evitar golpes e garantir viagens tranquilas no verão, sem surpresas desagradáveis e com a certeza de estar contratando serviços regulares.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.