Foto: Envato Elements
Por Joyce Canele
[email protected]São Paulo, 11/07/2025 - A produção de veículos elétricos pode levar à duplicação do número de empregos no Brasil até 2050. A conclusão vem de uma pesquisa recém-lançada do Conselho Internacional de Transporte Limpo, feita com apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente da Organização das Nações Unidas (ONU) e com a participação de especialistas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade de São Paulo (USP).
Segundo o estudo, o aumento nas vendas de carros elétricos e o avanço na indústria de baterias automotivas são os principais fatores por trás desse possível crescimento no mercado de trabalho. O setor que mais deve se beneficiar é o de serviços, que abrange áreas como engenharia, comércio, logística e assistência técnica.
Para que o País aproveite esse cenário, os pesquisadores destacam a importância de incentivar exportações e estabelecer metas mais ousadas para reduzir a emissão de poluentes. O programa Mover, sancionado pelo governo federal em 2024 para fomentar a mobilidade sustentável, é um exemplo que pode atrair investimentos relevantes para o setor de carros elétricos.
De acordo com Ricardo Bastos, presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico, o Brasil tem a chance de aproveitar a abertura do mercado e o interesse do consumidor por inovação. Ele ressalta que medidas como a redução do imposto de importação e o apoio a fábricas nacionais, inclusive montadoras chinesas que estão começando a produzir no país, podem ajudar a consolidar esse novo ciclo industrial.
Ainda conforme a pesquisa, a transição para os veículos elétricos tende a gerar empregos com salários mais altos e melhor distribuição de renda. Estima-se que a renda gerada nesse novo modelo seja, em média, 85% maior do que a observada na indústria de veículos com motor a combustão.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.