Foto: Envato Elements
Por Joyce Canele
[email protected]As esponjas são ferramentas indispensáveis para quem quer manter a casa limpa com mais praticidade. Elas ajudam a eliminar sujeiras difíceis e são ótimas aliadas na higienização de diferentes superfícies. Mas atenção: nem todas servem para as mesmas tarefas.
Usar o tipo errado pode causar danos, principalmente em materiais mais sensíveis. Apesar de ser bastante usada na cozinha, a esponja amarela com parte verde, por exemplo, não é a mais indicada para lavar louça. Essa escolha pode acabar arranhando seus utensílios.
A esponja azul é perfeita para quem quer lavar louças sem correr o risco de danificar ou riscar copos e pratos.
Já a esponja roxa é ideal para aquelas limpezas mais intensas, já que sua estrutura facilita a remoção de sujeiras mais pesadas.
A laranja é recomendada para superfícies como granito, mármore e outros tipos de pedra fria, oferecendo um bom resultado sem comprometer o material. Esponjas feitas de poliéster são as mais indicadas para manter o brilho de superfícies como inox, porcelanas, cristais, vidros e até o box do banheiro.
Por fim, a popular amarela com verde, tão comum nos lares brasileiros, deveria ser reservada apenas para limpezas pesadas. Ao ser usada em louças, pode deixar marcas e arranhões.
Saber escolher a esponja certa faz toda a diferença para garantir eficiência na limpeza e proteger suas superfícies.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.