Foto: Envato Elements
Por Beatriz Duranzi
[email protected]Você pode até ser caprichoso com a faxina, mas será que está limpando os lugares certos? Algumas áreas da casa são verdadeiros vilões da sujeira, acumulando poeira, gordura, bactérias e até mofo sem que a gente perceba. A boa notícia é que, com alguns cuidados simples, dá para manter tudo em ordem.
Confira os locais que mais acumulam sujeira em casa e veja dicas práticas para mantê-los limpos.
Esses espaços são campeões no acúmulo de poeira, cabelos e até insetos. Como ficam fora do campo de visão, acabam esquecidos na rotina de limpeza.
Apesar de ser um lugar de limpeza, a pia acumula restos de comida e gordura, o que favorece a proliferação de bactérias.
Além da parte interna do vaso, o chão ao redor, a base e a tampa acumulam germes com facilidade.
Itens de limpeza podem se tornar os maiores focos de sujeira e contaminação cruzada.
Esses itens são tocados o tempo todo, mas raramente lembramos de limpá-los.
Ácaros, suor e células mortas se acumulam nesses itens, podendo causar alergias e problemas respiratórios.
Com o tempo, acumulam poeira, barro, pelos e até mofo.
Dica final: crie um cronograma de limpeza
Nem tudo precisa ser limpo todos os dias. Mas, com um cronograma semanal e mensal, é possível manter a casa em ordem. Ao focar nos pontos críticos, é mais fácil evitar o acúmulo de sujeira e manter os ambientes limpos — e sua saúde (e a da sua família) agradece.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.