Envato
Por Joyce Canele
redacao@viva.com.brUm levantamento reuniu, em um mapa global, as raças de cães mais procuradas em cada país do mundo.
Mas antes de entrarmos nos detalhes, uma pergunta: o que o Brasil, Camarões, Honduras, Armênia, Equador, Uruguai, Paraguai e El Salvador têm em comum? Segundo o estudo, todos esses países compartilham o amor por uma mesma raça: o Rottweiler.
A pesquisa foi realizada pelo site britânico House Hold Quotes, que analisou os dados de buscas mensais do Google para identificar qual raça de cachorro desperta mais interesse em cada país. Com base nesses dados, a equipe montou um mapa interativo que revela preferências regionais surpreendentes.
Leia também: Vai viajar e tem pet em casa? Veja como escolher onde deixar seu animal com segurança
Confira a seguir as raças de cachorro mais queridas em cada país:
O mapa mostra contrastes interessantes até mesmo entre países vizinhos. No México, o cão mais popular é o pequeno chihuahua, que raramente passa dos quatro quilos.
Já em Belize, seu vizinho de fronteira, a raça favorita é o robusto chow-chow, que pode ultrapassar os 30 quilos.
A Ásia também apresenta grandes variações: enquanto os vietnamitas preferem o poodle, Bangladesh, Butão e Mianmar demonstram preferência pelo pastor alemão.
Embora o golden retriever seja muito amado, o verdadeiro símbolo canino do país é o cão desi, um animal sem raça definida, resistente, inteligente e amplamente presente em todo o território. Também conhecido como cão-pária, o desi vive tanto em zonas urbanas quanto rurais e é considerado um dos cães mais antigos do mundo. Tem até passado aristocrático, já que foi companheiro de reis e nobres indianos.
Leia também: Vai viajar com seu pet? Veja o que você precisa saber antes de sair de casa
O Canadá se une a Índia e segue a linha do golden retriever como o mais querido.
Na Europa, a diversidade também é grande. Em Portugal, o beagle aparece como o mais popular. Na Espanha, quem lidera é o border collie. Já a França prefere o pastor australiano. Na pequena Andorra, o Rottweiler lidera, repetindo o padrão observado em muitos países da América Latina.
Mesma escolha da França os Estados Unidos, escolhe sempre o pastor australiano.
Leia também: Estes são os documentos e vacinas que o pet precisa para viajar com você
O levantamento mostra que o Rottweiler é a raça mais buscada em 34 países, liderando o ranking global. O pastor australiano também se destaca, com quase 913 mil buscas mensais nos quatro países onde é o mais procurado.
Apesar de curioso, o estudo tem suas limitações, e algumas distorções relevantes. Assim como na índia, no Brasil, por exemplo, os números mostram outra realidade. Segundo o PetCenso 2021, realizado pela DogHero, mais de 40% dos cães do país não têm raça definida.
Os populares vira-latas ocupam o primeiro lugar absoluto no coração dos brasileiros. Entre os cães com pedigree, o Rottweiler sequer aparece no top 10 nacional. Shih-tzu, yorkshire, poodle, spitz alemão e lhasa apso são algumas das raças mais comuns no país.
O estudo britânico também não leva em conta fatores como o número real de animais por raça em cada país, priorizando apenas o interesse por meio das buscas online. Essa abordagem pode favorecer raças populares na internet, mas não necessariamente mais comuns nas casas.
No Brasil, por exemplo, há cerca de 139 milhões de animais de estimação, entre cães, gatos, aves e peixes. Só de cães são mais de 54 milhões, o que exige um olhar mais aprofundado sobre o comportamento dos tutores.
Leia também: IA pode ajudar humanos a “falar” com seus pets, diz novo estudo
Ainda assim, o mapa criado pelo House Hold Quotes é um retrato interessante das preferências caninas ao redor do mundo. Além de revelar quais raças despertam mais curiosidade em cada nação, ele também mostra como os hábitos culturais, condições geográficas e até influências econômicas moldam a relação entre humanos e seus melhores amigos.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.