Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Que vacinas os cachorros precisam tomar? Confira como manter a saúde do seu pet

Envato Elements

O ideal é manter a carteirinha de vacinação sempre em dia e seguir as orientações do veterinário - Envato Elements
O ideal é manter a carteirinha de vacinação sempre em dia e seguir as orientações do veterinário

Por Joyce Canele

redacao@viva.com.br
Publicado em 03/11/2025, às 18h29

São Paulo, 03/11/2028 - Garantir a vacinação dos cachorros é uma das principais formas de cuidar da saúde do animal e prevenir doenças graves, inclusive aquelas que podem ser transmitidas aos humanos.

As vacinas protegem contra vírus e bactérias que causam enfermidades sérias e contagiosas, fortalecendo o sistema imunológico do pet e mantendo o ambiente doméstico mais seguro.

Leia também: 7 aplicativos que todo pai de pet deve ter no celular

Segundo o Petlove, desde os primeiros meses de vida, os cães devem seguir um calendário de imunização definido por um médico-veterinário.

A proteção começa logo após o desmame, que geralmente acontece entre a quinta e a sexta semana de vida. Até esse período, o filhote recebe anticorpos da mãe pelo leite, mas, depois disso, o organismo fica vulnerável a doenças como cinomose, parvovirose e leptospirose.

Leia também: Vai viajar e tem pet em casa? Veja como escolher onde deixar seu animal com segurança

Confira a seguir as vacinas que seu cachorro precisa tomar:

1. V8 ou V10

Entre as vacinas mais importantes estão a V8 ou V10, a antirrábica e a da gripe canina. Elas precisam ser aplicadas em etapas e reforçadas anualmente, conforme a idade e o estado de saúde do animal.

Leia também: 8 razões para adotar um pet na aposentadoria

A V8 e a V10 são vacinas múltiplas que protegem contra doenças infecciosas graves, como:

  • Cinomose;
  • Parvovirose;
  • Coronavirose;
  • Hepatite infecciosa;
  • Adenovirose tipo 2;
  • Parainfluenza; e
  • Leptospirose.

A diferença entre elas está no número de cepas de leptospira incluídas, duas na V8 e quatro na V10. Em geral, os filhotes recebem três doses, aplicadas entre a 6ª e a 16ª semana de vida, e depois o reforço anual.

Leia também: Benefícios emocionais compensam investimento para ter um pet

Algumas raças, como Rottweiler e Doberman, podem precisar de uma dose extra, pois são mais sensíveis a doenças.

2. Vacina contra a gripe canina

Já a vacina contra a gripe canina é aplicada entre a 12ª e a 16ª semana e ajuda a reduzir os sintomas da infecção causada por vírus e bactérias como Adenovírus tipo 2, Bordetella e Parainfluenza.

Leia também: Quer viver mais e melhor? Adote um pet, diz estudo

Embora não impeça totalmente o animal de contrair a doença, ela torna o quadro mais leve e facilita a recuperação, o reforço também é anual.

3. Antirrábica

A vacina antirrábica, por sua vez, é essencial para proteger contra a raiva, uma zoonose fatal que pode atingir tanto cães quanto humanos.

Ela deve ser aplicada a partir das 16 semanas e repetida todos os anos. A raiva é uma das doenças mais perigosas e tem alta taxa de mortalidade, por isso a imunização é obrigatória e amplamente incentivada por campanhas públicas em todo o País.

Leia também: Estes são os documentos e vacinas que o pet precisa para viajar com você

Cachorro vacinas
Foto: Envato Elements

Atrasar ou pular vacinas pode colocar o cachorro em risco, mesmo animais que vivem em apartamentos e não têm contato direto com outros cães podem ser contaminados por vírus trazidos no ar, nas roupas ou nos calçados.

O ideal é manter a carteirinha de vacinação sempre em dia e seguir as orientações do veterinário. Em várias cidades brasileiras, campanhas anuais oferecem vacinação gratuita, principalmente contra a raiva.

Leia também: "Modo cachorro" no WhatsApp: veja como deixar o app com visual pet

Em São Paulo, por exemplo, os tutores podem procurar unidades fixas de vacinação mantidas pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), sem necessidade de agendamento. Algumas prefeituras também promovem campanhas gratuitas de vacinação, com doses como V8 e V10.

Palavras-chave cachorro pet Vacina

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias