Foto: Envato Elements
Por Gabrielly Bento
[email protected]Uma pesquisa realizada pela Juntos Somos Mais, empresa voltada à digitalização do mercado da construção civil e fruto da parceria entre Votorantim Cimentos, Gerdau e Tigre, revelou que 33,2% dos brasileiros pretendem realizar reformas em suas residências ao longo de 2025.
O levantamento, conduzido em parceria com a plataforma de pesquisa Opinion Box, traçou um panorama sobre os hábitos de consumo no setor e apontou tendências para os próximos meses.
Foram ouvidos mais de mil brasileiros com 25 anos ou mais, sendo que a maioria (59%) têm entre 30 e 49 anos. Os participantes representam todas as regiões do país, com predominância do Sudeste (44%), seguido pelo Nordeste (22%), Sul (16,7%), Centro-Oeste (9,4%) e Norte (7,5%).
O estudo mostrou que o banheiro (32%) e o quarto (31,4%) são os cômodos que mais despertam interesse para reformas, evidenciando a procura por maior conforto e funcionalidade nesses espaços.
A pesquisa também destacou que as classes D e E são as que mais demonstram intenção de realizar melhorias, com 35,5% dos entrevistados planejando obras. Desses, 40% já estão organizando o orçamento para garantir a execução das reformas.
Entre os materiais de construção mais buscados, as tintas ocupam a liderança, com 57,7% dos consumidores afirmando que adquiriram esse item em sua última compra.
Em seguida, aparecem o cimento (45,5%) e as torneiras (44,7%), mostrando que, além da estética, a funcionalidade também é um fator determinante na escolha dos produtos.
Outros itens que figuram entre os mais comprados incluem rejunte (41,1%), chuveiros (40,8%), argamassa (39,9%), materiais elétricos (39,1%), tubos e conexões (36,6%) e areia (34,2%).
Além disso, também foram analisados os principais métodos de pagamento utilizados no setor. Apesar da popularidade do Pix no comércio geral, ele aparece em terceiro lugar nas compras de materiais de construção, ficando atrás do cartão de crédito tanto para pagamentos à vista quanto parcelados.
A pesquisa apontou ainda que a recomendação de amigos e familiares é o principal fator de influência na escolha das marcas para 25,9% dos consumidores. Já a publicidade tem um impacto maior sobre os homens (11,4%) do que sobre as mulheres (7,6%).
Além de identificar preferências de compra, o estudo revelou que 23,4% dos entrevistados optaram por realizar reformas sem a contratação de mão de obra especializada, reforçando a tendência de soluções mais autônomas e econômicas no setor.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.