Foto: Envato Elements
Por Joyce Canele
[email protected]Você vai presentear sua mãe com flores no dia das mães? Saiba que é bem mais do que um presente bonito, as flores carregam significados profundos, conectando sentimentos que, muitas vezes, palavras não conseguem expressar. Mas você já se perguntou de onde vem essa tradição tão especial?
Segundo o site Kremp Florist, a prática de oferecer flores já é bem antiga. Na Grécia Antiga, os povos já homenageavam Reia, a deusa mãe dos deuses, com flores e oferendas durante a primavera. No século XVII, na Inglaterra, surgiu o chamado "Mothering Sunday"(domingo das mães em tradução livre), um domingo especial em que os filhos retornavam às suas casas e presenteavam suas mães com flores colhidas pelo caminho. Com o tempo, essa tradição se espalhou pelo mundo. Nos Estados Unidos, o Dia das Mães foi oficializado em 1914 por iniciativa de Anna Jarvis, que queria homenagear sua mãe e todas as mulheres que dedicam suas vidas à maternidade. Desde então, flores se tornaram símbolo universal dessa data, por representarem vida, beleza, cuidado e renascimento.
Cada flor carrega uma mensagem única, ao escolher uma flor para o Dia das Mães, é possível expressar diferentes emoções e qualidades da maternidade. Confira os significados mais especiais:
As clássicas rosas continuam sendo um dos presentes mais simbólicos. As vermelhas expressam amor intenso e gratidão, enquanto as cor-de-rosa representam ternura, carinho e admiração. São ideais para demonstrar afeto sincero e respeito.
As tulipas, com seu formato delicado e cores suaves, transmitem elegância e amor acolhedor. São flores que representam carinho e ternura, ideais para expressar gratidão pela presença constante das mães em nossas vidas.
Tradicionalmente associados ao Dia das Mães, os cravos simbolizam a maternidade e a lembrança. Cravos rosa e vermelhos comunicam amor vivo e duradouro, enquanto os brancos homenageiam mães que já partiram, mantendo viva a memória e o legado delas.
Com sua aparência imponente e aroma suave, os lírios representam pureza, devoção e amor incondicional. Os brancos evocam humildade e sinceridade, já os tons alaranjados e rosados celebram a alegria, a presença vibrante e a esperança renovada.
Símbolo de poder, elegância e sofisticação. Com suas formas exóticas e cores vibrantes, representam amor, admiração e o luxo da presença materna. As orquídeas são perfeitas para mães que exalam força e delicadeza ao mesmo tempo.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.