Dia do Vira-Lata: 10 bons motivos para adotar um cachorro sem raça definida

Foto: Envato Elements

Um vira-lata pode transformar a atmosfera da casa com seu jeito carinhoso, curioso e divertido - Foto: Envato Elements
Um vira-lata pode transformar a atmosfera da casa com seu jeito carinhoso, curioso e divertido

Por Joyce Canele

redacao@viva.com.br
Publicado em 31/07/2025, às 16h29

No dia 31 de julho, o Brasil celebra o Dia Nacional do Vira-Lata ou Sem Raça Definida (SRD). A data foi criada para incentivar a adoção responsável, combater o abandono de animais e lembrar que todos os pets merecem amor e respeito, independentemente de sua origem. É também uma oportunidade de desfazer preconceitos sobre esses cães, que muitas vezes são vistos de forma equivocada por não terem pedigree.

Leia também: Você não está só: veja como os animais mais inteligentes valorizam o solidão

Segundo o Pet Censo 2020 da Dog Hero, os vira-latas representam 32% dos cães adotados no país, liderando a preferência dos brasileiros. O carismático vira-lata caramelo, por exemplo, virou um verdadeiro ícone nacional, presente em memes, propagandas, livros e no coração de milhões de tutores.

Por que adotar um SRD ?

Adotar um cão SRD vai muito além de oferecer um lar para um animal vulnerável. A decisão impacta positivamente a sociedade e transforma a vida de quem adota. Confira 10 bons motivos para abrir as portas da sua casa e do seu coração para um vira-lata:

1. Companhia fiel e afetuosa

Vira-latas são conhecidos por seu carinho e lealdade. Muitos deles, após enfrentarem abandono e maus-tratos, se tornam profundamente gratos quando recebem amor e cuidado.

Leia também: IA pode ajudar humanos a “falar” com seus pets, diz novo estudo

2. São mais saudáveis

Veterinários destacam que, pela diversidade genética, cães sem raça definida tendem a ser mais resistentes a doenças, especialmente quando recebem os cuidados certos, como vacinação, alimentação equilibrada e visitas regulares ao veterinário.

3. Ajudam no combate ao estresse

Ter um animal de estimação contribui para a saúde emocional. Estudos apontam que cachorros ajudam a reduzir os níveis de ansiedade e estresse, promovendo bem-estar e sensação de acolhimento.

4. Incentivam a prática de atividades físicas

Passear com o cachorro vira parte da rotina e pode ser um estímulo para se movimentar mais. Caminhadas diárias ajudam tanto o tutor quanto o pet a manterem uma vida mais ativa e saudável.

Leia também: Quer viver mais e melhor? Adote um pet, diz estudo

5. Ensinam responsabilidade e empatia

Cuidar de um cão exige comprometimento. Alimentar, dar banho, levar ao veterinário e garantir atenção diária são tarefas que desenvolvem senso de responsabilidade e sensibilidade com o sofrimento do outro.

Sem Raça
No Dia Nacional do Vira-Lata, lembre-se: adotar é um ato de amor / Foto: Envato Elements

Leia também: 8 razões para adotar um pet na aposentadoria

6. Alegram o ambiente

Cães são naturalmente brincalhões e animados. Um vira-lata pode transformar a atmosfera da casa com seu jeito carinhoso, curioso e divertido.

7. Podem conviver bem com crianças e outros pets

Com um bom processo de adaptação, os SRDs costumam se dar muito bem com todos os membros da família, inclusive crianças e outros animais.

8. Você contribui para uma causa maior

Adotar um animal é também um ato político e social. É escolher o caminho da empatia e da consciência, colaborando com políticas públicas de bem-estar animal e ajudando a romper o ciclo de abandono.

Leia também: Estas são as raças de cachorro mais queridas em cada país

Mais do que um companheiro, o vira-lata é símbolo da diversidade brasileira e prova de que amor não se mede por aparência ou linhagem. No Dia Nacional do Vira-Lata, lembre-se: adotar é um ato de amor e cidadania. Se puder, abra sua casa para um SRD. Ele, com certeza, vai retribuir com tudo o que tem de melhor.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias