Envato
Por Por Pepita Ortega e Victor Ohana, da Broadcast
redacao@viva.com.brBrasília, 10/07/2025 - Os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, Davi Alcolumbre (União-AP) e Hugo Motta (Republicanos-PB), divulgaram nesta quinta-feira, 10, uma nota conjunta em que sugerem o uso da lei de reciprocidade como reação à taxação imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a produtos brasileiros, e destacam que o Congresso Nacional estará pronto para defender nossa economia.
"Com muita responsabilidade, este Parlamento aprovou a Lei da Reciprocidade Econômica. Um mecanismo que dá condições ao nosso país, ao nosso povo, de proteger a nossa soberania", diz o texto, referindo-se à lei sancionada em abril deste ano. "Estaremos prontos para agir com equilíbrio e firmeza em defesa da nossa economia, do nosso setor produtivo e da proteção dos empregos dos brasileiros", registraram ainda.
A manifestação do Poder Legislativo brasileiro ocorre quase 24 horas após a divulgação da sobretaxa imposta ao Brasil por Trump. O presidente da Câmara foi pressionado por líderes a se manifestar durante reunião na manhã desta quinta-feira.
Alcolumbre e Motta afirmaram também que o Congresso Nacional vai "acompanhar de perto" os desdobramentos da taxação e argumentam que a decisão de Trump de impor nova taxação sobre "setores estratégicos da economia brasileira deve ser respondida com diálogo nos campos diplomático e comercial".
A lei de reciprocidade foi aprovada pelo Congresso e sancionada em abril deste ano. O projeto havia nascido como uma resposta a questões envolvendo a União Europeia, mas foi modificado e ganhou tração após Donald Trump anunciar o aumento de tarifas a diversos países, incluindo o Brasil.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.