Pagamento do FGTS do saque-aniversário começa hoje e libera R$ 3,9 bilhões
Joédson Alves/Agência Brasil
São Paulo, 02/02/2026 - Começa nesta segunda-feira, 2, o pagamento da segunda parcela dos valores retidos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) a quem foi demitido entre janeiro de 2020 e 23 de dezembro de 2025 e optou pelo saque-aniversário. A nova rodada deve liberar R$ 3,9 bilhões até 12 de fevereiro.
Mais de 822 mil pessoas terão direito ao recebimento, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Os recursos estavam bloqueados porque, no saque-aniversário, o trabalhador só pode acessar o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço no mês de seu aniversário, mesmo em caso de demissão.
Leia também: Valores do PIS/Pasep: veja quem recebe, prazos e como consultar o saldo
A liberação foi estabelecida por Medida Provisória publicada em 23 de dezembro de 2025, que autorizou o saque dos valores retidos para trabalhadores desligados até essa data. Os recursos poderão ser acessados quando a rescisão contratual ocorrer pelos seguintes motivos:
- Despedida sem justa causa;
- Despedida indireta, por culpa recíproca ou força maior;
- Rescisão por falência, falecimento do empregador individual, empregador doméstico ou nulidade do contrato;
- Extinção normal do contrato a termo, inclusive o de trabalhadores temporários;
- Suspensão total do trabalho avulso.
Quem tem empréstimos pode sacar?
Os trabalhadores terão os valores creditados automaticamente nas contas bancárias previamente cadastradas no aplicativo FGTS, segundo o Ministério. No entanto, do total de 14,1 milhões de pessoas com saldo disponível para saque, 9,9 milhões possuem parte dos recursos parcialmente comprometidos com empréstimos bancários. Mais de 70% das pessoas não vai receber o valor integral.
Leia também: Crédito do Trabalhador: passo a passo para contratar o empréstimo consignado
Além disso, outras 2,1 milhões de pessoas têm o saldo totalmente comprometido, não havendo, portanto, valores disponíveis para saque. Desde 2020, 60% do dinheiro liberado para o saque-aniversário foram transferidos aos bancos por empréstimos.
Atualmente, 40,3 milhões de pessoas aderiram à modalidade saque-aniversário, das quais 28,5 milhões possuem operações de antecipação de valores ativas, segundo o MTE.
Quem não poderá sacar?
A Medida Provisória foi publicada no dia 23 de dezembro de 2025. Quem optou pelo saque-aniversário depois disso ou que optarem pela modalidade e forem demitidos não poderão acessar o saldo do FGTS, que permanecerá retido. A MP não altera as regras da modalidade saque-aniversário, apenas libera temporariamente os recursos bloqueados.
No caso de rescisão por acordo com o empregador, o trabalhador tem direito a sacar 80% do saldo disponível.
Leia também: Veja quais benefícios sociais possuem aplicativos de celular e como usar
Como sacar o dinheiro?
Os valores são depositados na conta cadastrada no aplicativo do FGTS. Caso não tenha conta cadastrada, o trabalhador pode sacar os valores com cartão cidadão e senha nas casas lotéricas, nos terminais de autoatendimento da Caixa e no Caixa Aqui.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
