Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Pluxee (ex-Sodexo) revê metas para 2026 após mudanças no vale-refeição

Foto: Envato Elements

Mudanças nas regras de vale-refeição devem impactar negativamente os lucros das empresas de benefícios, que revisam metas de crescimento - Foto: Envato Elements
Mudanças nas regras de vale-refeição devem impactar negativamente os lucros das empresas de benefícios, que revisam metas de crescimento

Por Sérgio Caldas, da Broadcast

redacao@viva.com.br
Publicado em 17/11/2025, às 08h48
São Paulo, 17/11/2025 - A Pluxee (antiga Sodexo) atualizou nesta segunda-feira suas metas financeiras para o ano fiscal de 2026, após reformas regulatórias anunciadas pelo governo brasileiro que afetam o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).
Leia também: Vale-refeição tem novas regras com decreto que altera o PAT, veja o que muda
A empresa francesa agora espera que as receitas totais fiquem estáveis em relação ao ano fiscal anterior. A estimativa anterior era de crescimento orgânico de um dígito alto.
A Pluxee também prevê um leve crescimento orgânico na margem de Ebitda recorrente (indicador financeiro que mede o resultado operacional de uma empresa, mostrando seu potencial de geração de caixa, dentro da operação normal da companhia), ante o aumento de mais de 100 pontos-base projetado anteriormente. A empresa projeta uma taxa média de conversão de caixa recorrente de cerca de 80% ao longo dos anos fiscais de 2024 a 2026.

Novas regras de vale-refeição

As recentes mudanças regulatórias no Brasil incluem a introdução de um teto de 3,6% para as taxas de comissão dos comerciantes, a redução dos atrasos nos reembolsos (o prazo será limitado a 15 dias) e a implementação da interoperabilidade dos benefícios de refeição e alimentação entre os emissores, permitindo que estabelecimentos passem a trabalhar com diferentes bandeiras ao mesmo tempo.
Apesar dos ajustes previstos, a Pluxee mantém uma perspectiva positiva, ressaltando que, embora as medidas afetem suas finanças a partir do meio do ano fiscal de 2026 até o primeiro semestre do ano fiscal de 2027, a empresa espera retornar a "uma trajetória de crescimento sustentável e lucrativo" a partir do segundo semestre do ano fiscal de 2027.
A Pluxee afirmou que está considerando medidas judiciais contra a implementação dessas medidas, tanto de forma independente quanto em conjunto com a Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador (ABBT). A empresa admitiu que ainda há incertezas significativas em relação ao escopo, viabilidade operacional e cronograma de implementação das medidas do governo brasileiro.
Para definir as novas projeções, a Pluxee baseou-se em "suposições de pior cenário", que incluem a implementação total de acordo com o cronograma anunciado, juntamente com várias ações de mitigação.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias