Brasília, 27/10/2025 - O presidente
Luiz Inácio Lula da Silva completa 80 anos nesta segunda-feira, 27. Ele já foi o presidente brasileiro mais velho a assumir o cargo, com 77 anos, e pode ampliar esse recorde caso seja reeleito no ano que vem, aos 81.
Lula será o presidente com mais idade a buscar a reeleição desde que este instituto foi criado, em 1996. Na última quinta-feira, 23, durante sua passagem pela Indonésia, o petista reafirmou que será candidato novamente no ano que vem.
Caso consiga a reeleição no ano que vem, Lula vai se tornar o quarto chefe de Estado do continente americano a tomar posse com mais de 80 anos. No dia 5 de janeiro de 2027, data da posse do eleito em 2026, Lula terá 81 anos, dois meses e nove dias de idade. Na história, somente três chefes de Estado assumiram com mais de 80 anos no continente americano. Apenas um é sul-americano: Miguel Manuel Sanclemente se tornou presidente da Colômbia aos 83 anos, 10 meses e 19 dias, em 1898.
Mesmo se Lula perder, o recorde do presidente deve permanecer com ele. Os potenciais adversários de Lula, segundo os institutos de pesquisa, são mais novos.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), terá 52 anos em 2027. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), por sua vez, tomaria posse com 45 anos caso vencesse a disputa pelo Planalto. O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), também tomaria posse aos 45 anos caso venha a vencer a eleição, e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), aos 77 anos, ficando equiparado a Lula.
Saúde é ponto de atenção
O presidente tem dito em vários eventos nos últimos meses que a única questão que terá de ser reavaliada em 2026 é sua saúde.
Apesar de não haver sinais claros e públicos de que seu envelhecimento possa vir a debilitar sua saúde nos próximos meses, Lula tem um histórico de problemas:
câncer de laringe (curado em 2012), cirurgia na garganta (2022), para retirada de leucoplasia da prega vocal esquerda,
hipertensão (crise em 2010),
artrose (2023), e um acidente doméstico (2024), quando bateu a cabeça no banheiro do Palácio da Alvorada, e fez cirurgia de emergência devido a uma hemorragia intracraniana.